24 horas (e 46 minutos) para entender um pouco mais do mundo a nossa volta

“Quando um ponto de informação não se encaixa no universo, você pode questionar todo o universo.” Charles Eisenstein

Fiz uma curadoria de alguns docs relevantezíssimos para um melhor entendimento de tudo que nos cerca como sociedade. São filmes que falam sobre economia, capitalismo, consumo, alimentação, política internacional, meio ambiente, guerras, publicidade, educação, machismo, preconceito, sistema prisional, drogas, etc.

Existem outros documentários legais pra se ver por aí afora? Obviamente. Esses são os melhores? Certamente não. Eu sou obrigado a ver todos? Também não. Mas ao invés de virar um couch potato vendo qualquer série nova do Netflix, talvez valha mais a pena investir sua maratona de domingo nessa lista. Se tem outros pra ver, também vale. Documentários sempre agregam algo.

Vale lembrar que eles também retratam a vida como ela é, logo, eles são em grande parte tristes e chocantes. Então prepare o coraçãozinho :(

Outro ponto: obviamente todos os documentários trazem um ponto de vista de quem o fez. Às vezes, é sutil e questionador, às vezes, é tendencioso. Se o universo pode ser questionado, esses documentários também. Mesmo assim, eles são ótimos pontos de partida pra quem quer entender um pouco mais do que existe ao nosso redor e como as coisas funcionam. Nosso trabalho é não se acomodar e continuar pesquisando, lendo, estudando e, obviamente, questionando.

Bom play.

Hypernormalisation

2h46. Como as pessoas que fazem a política manipulam tudo ao nosso redor para continuar no poder e não mudar o status quo. Dá pra ver ele aqui, mas sem legendas. Nos Torrent da vida se encontra também.

Quase 3 horinhas de pancadas na cabeça.

The Century Of The Self

3h53. Outro doc do mesmo diretor do Hypernormalisation e que também tá no Youtube. Eu baixei e achei legendas em português pra poder entender todas as frases e não perder nada. Ele não verdade não é um filme só, são 4 capítulos de 1h cada. Por isso tão longo. Mas resumindo (e roubei essa frase da wikipedia): “This series is about how those in power have used Freud’s theories to try and control the dangerous crowd in an age of mass democracy”. Ou seja, no início do século passado um sobrinho do Freud usou o que seu tio estava estudando para criar formas de manipular pessoas. E isso é usado até hoje. Foda.

Se você trabalha com comunicação, ver essa série é obrigação.

Terra

1h37. A Terra é uma parada muito muito irada. E, às vezes, parece que esquecemos disso. Com uma estética incrível e imagens lindas e chocantes, esse doc nos lembra de como nossa casa precisa de cuidado.

#temnonetflix

Invasor Americano

2h. Confesso que o conceito e o título desse doc não fazem muito sentido com o que ele apresenta. É basicamente o Michael Moore visitando países que são melhores que os EUA em diversos aspectos. Alimentação, educação, felicidade, política, transportes, energia. Você pode não gostar do Michael Moore, mas esse doc é foda. Serve pra qualquer país ter como referência.

#temnonetflix

The True Cost

1h32. A indústria da moda e toda a podridão escondida embaixo do tapete das fast fashion. Um doc pra você ver num dia e mudar seus hábitos de consumo de roupa no outro. Nota 10.

#temnonetflix

Cowspiracy

1h30. Muito exagerado e tendencioso em certos pontos, mas te faz pensar. São diversas informações interessantes sobre a indústria da carne e seus malefícios. Mesma vibe do The True Cost.

#temnonetflix

Human

2h23. Muitas e muitas pessoas de todas as idades e credos e lugares do mundo falando para uma câmera sobre suas experiências de vida. Muito foda. Geral é muito diferente, mas ao mesmo tempo, temos tanto em comum. Ótimo para quebrar preconceitos ❤

#temnonetflix

A 13ª emenda

1h40. Um doc para mostrar que a perseguição à cultura negra ainda existe nos EUA e que a escravidão só mudou sua forma :/

#temnonetflix

Requiem For A American Dream

1h12. Como a economia gera desigualdade social e está programada para manter uma classe dominante e um mundo desigual. Narrado pelo Noam Chomsky ❤

#temnonetflix

The Mask We Live In

1h32. Um documentário sobre a cultura do macho e como isso afeta negativamente não só a vida dos adolescentes dos EUA, mas também toda a sociedade. Se você é homem, você precisa ver esse doc.

#temnonetflix

Virunga

1h40. Por mais que o Brasil esteja passando por uma turbulência, existem países e pessoas que estão em situação muito muito muito pior. É o caso do Congo. Um mundo tão distante, mas ao mesmo tempo tão perto da gente. O mundo pode ser cruel.

#temnoNetflix

Winter On Fire

1h38. Guerra não faz sentido, né? Pessoas morrendo por causa de um acordo que um presidente aceitou é mais ainda. Triste, chocante, mostra uma lado da humanidade que a gente não gostaria de ver, mas que existe e que pode acontecer com a gente se as coisas continuarem no atual estado. #foratemer

#temnoNetflix

Demain

2h. Acho que é o doc mais lindo dessa lista. Estética, trilha, narrativa, personagens. Um doc que traz a esperança, que faz a gente acreditar que é possível. É por isso que ele é o último da lista.

#temnoNetflix

1. Tem sugestões de outros docs? Joga nos coments.
2. Tem algo que quer nos contar sobre algum da lista? Manda email.
3. Passou o olho rápido pelos títulos e percebeu que já viu todos? Não fuja dessa página, dá um share aí ou manda o link pra alguém que você acha que vai gostar ou que precise ver alguém dos docs. Nos ajude a compartilhar essas preciosas pílulas de conhecimento ;)
4. Vá no cinema ver docs que não chegam no Netflix.

Power to the docs ❤
Beijos do Braga

Show your support

Clapping shows how much you appreciated Shoot The Shit’s story.