Como eu vou votar

3 pontos para me ajudar a escolher em quem votar.

Shoot The Shit
Sep 6, 2018 · 3 min read

Falta pouco tempo para as eleições. Menos de 35 dias(wtf!). E as dúvidas seguem aparecendo. Então, queria usar esse espaço pra compartilhar com vocês quais são algumas das minhas dúvidas para escolher os meus representantes políticos e como penso em fazer pra escolher os donos dos meus votos.

Primeiro ponto que estou achando importante analisar — e que acho que seria interessante que todos olhassem -, é que seguir com o Brasil polarizado não dará governabilidade pra nenhum dos lados. Infelizmente. Acho que o que aconteceu nos últimos anos é a prova de que não existe a tolerância necessária com o lado contrário ao nosso.

Vamos lá, você de direita, caso o Haddad ou o Boulos sejam eleitos, aceitará tranquilamente os 4 anos de PT ou PSOL? E você, de esquerda, aceitará tranquilamente caso o Bolsonaro vença? Ou o Alckmin?

Nos últimos anos de Brasil mostramos que não temos essa paciência toda pra democracia.

E essa é minha primeira linha de corte dessa eleição: extremos. Por enquanto, é isso.

Quero escolher alguém que não seja nem tão pra lá, nem tão pra cá.

O segundo ponto que tenho olhado com atenção é minha identificação ideológica. Por mais que no Brasil ela seja desrespeitada eventualmente (esquerda votando em políticas de direita e vice versa), temos que votar em ideologias. Em linhas de pensamento. Em projetos que caminhem no mesmo universo de valores sociais que acreditamos ser o necessário para vivermos melhor em comunidade. Esquerda ou direita? Minha preocupação maior é econômica? É social? Quero liberdade para todos? Acredito em meritocracia? Quero desenvolver a industria nacional? Quero mais políticas públicas de incentivo às classes mais pobres?

Encontre o seu lado. Posicione-se. Mas se posicione com empatia. Isso é democracia, não é guerra. Não é porque alguém pensa diferente de você que automaticamente será seu inimigo. São nas diferenças que construímos uma democracia mais forte. Precisamos olhar para todos os lados e criar disposição para convergir pra algo único e novo. Feito por nós e para nós.

Essa é a minha segunda linha de corte.



O terceiro ponto também acredito ser de extrema importância: coerência entre os votos.

Poxa, vamos lá. Chega de acreditar que teremos um herói nacional. O presidente não fará absolutamente nenhum movimento prometido em campanha se não tiver uma boa base no congresso. O que quero dizer com isso? Se você escolheu/está escolhendo seu presidente, não esqueça de entender bem qual é a relação que ele vai ter com o seu governador. Pesquise sobre quem são os senadores e os deputados que vão ajudá-lo a realizar as promessas feitas. Vá atrás dessa galera, eles são mais importantes que o próprio presidente.

Votou no Boulos? Encontre governador, senador e deputados da base dele.

Votou no Alckmin? Encontre governador, senador e deputados da base dele.

Votou no Ciro Gomes? Encontre governador, senador e deputados da base dele.

Votou no Amoedo? Encontre governador, senador e deputados da base dele.

É fácil. Siga sua sigla.



Depois de entendido isso eu sinto que posso procurar com mais tranquilidade os meus candidatos.

Como estou fazendo?

  • Palestras no Youtube: Mas palestras mesmo. Sem essa de recortes e memes editados.
  • Sabatinas e debates: Band, Gnews, UOL, The Intercept, Jovem Pan, vários canais estão fazendo rodas de entrevista sobre pontos importantes da política. Assista!
  • Mídias no geral: El País, BBC, G1, Gnews, The Intercept, Nexo. Consuma conteúdo de canais que tenham visões políticas diferentes.
  • Site próprio do candidato: Simmm, teeeeem! Vai lá e olha quais são os programas de governo, lê os materiais, entenda quais são as promessas.

Enfim, esse é o jeito que eu vou decidir os meus votos.

E você? Como está se sentindo com essas eleições? Quais são os seus critérios para escolha dos candidatos? Quer falar mais sobre isso? Pilho bastante: artur@shoottheshit.cc


Esse texto foi escrito pelo Artur e enviado para quem segue nossa newsletter no dia 03/09/18.

    Shoot The Shit

    Written by

    Percepções sobre a vida de quem trabalha com comunicação para impacto social. http://shoottheshit.cc

    Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
    Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
    Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade