Showmetech

Com a E3 se aproximando, pode saber que Microsoft, Sony e Nintendo farão de tudo para mostrar aos jogadores que um console é superior ao outro. E para não deixar a sua cabeça mais confusa e indecisa depois das apresentações e conferências, vamos exibir as principais vantagens e desvantagens de cada console da oitava geração. A nossa seleção vai excluir os portáteis (Nintendo 3DS e PS Vita) e focar nos consoles de mesa. Infelizmente o Wii U também não entrará na nossa discussão porque a Nintendo já aposentou o seu “desastre” oficialmente.

“A grandeza te espera”

O primeiro console que iremos abordar é o monstro da Sony, o PS4. O videogame é líder de vendas no mercado e herda o sucesso da empresa no com seus últimos consoles (PS3 e PS2). O PS4 possui três modelos que agradam tanto os gamers mais simples (com o modelo básico e o slim) quanto os gamers mais exigentes (com o modelo Pro).

O PS4 Pro possui diversas vantagens em relação ao original tanto em questão de poder de processamento, armazenamento e ser capaz de reproduzir games em 4K. Mesmo assim, se você optar por um PS4, o mais recomendável é optar pelo modelo básico ou slim, pois não são muitos games da Sony que possuem suporte ao PS4 Pro, e TVs 4K ainda não são tão comuns hoje em dia. Além disso, o PS4 é o único console atual com suporte a Realidade Virtual com o PS VR, que finalmente faz um bom uso do PS Move, os controles com tecnologia de detecção de movimento que quase passaram despercebidos pelo PS3.

Além disso, o PS4 já se encontra a um preço um pouco mais em conta em terras brasileiras, já que a Sony agora fabrica o console no país (esqueça os absurdos 4 mil reais que ele custava por aqui na época do lançamento). Infelizmente o mesmo não se aplica ao PS VR.

Mesmo o periférico sendo o dispositivo de realidade virtual mais confortável e com a melhor experiência disponível, o preço continua alto para os jogadores e, desde o seu lançamento, não existem muitos títulos que possuem compatibilidade com o sistema. Apesar disso, Resident Evil 7 é um dos melhores games a tirarem proveito do PS VR.

O grande trunfo do PS4 é sua biblioteca de exclusivos, com alguns dos melhores títulos desta geração como Horizon Zero Dawn, Uncharted 4, Bloodborne, entre outros. Portanto, se você é aquele jogador que procura um console com poder de fogo e uma rica coletânea de títulos tanto exclusivos quanto multiplataformas, o PS4 é a escolha certa para você.

A caixa multimídia

Da Sony, vamos para a Microsoft, sua principal concorrente. O Xbox One teve um começo difícil quando, durante a conferência do anúncio do console, a empresa falou sobre todas as suas funcionalidades, menos o mais importante: os games.

Levou um bom tempo para que o público e a comunidade gamer esquecesse que o Xbox One era apenas um aparelho multimídia muito caro, mas uma plataforma de games. E, quando parecia que o console da empresa iria ter seu lugar ao sol, a Microsoft parece perder mais público a cada dia. Em termos de processamento o Xbox One bate de frente com o PS4 porém, a sua maior desvantagem é sua pequena biblioteca de exclusivos, já que a maioria dos games que saem para o console também estão disponíveis no PC.

A Microsoft ainda mantém um bom público graças ao programa de retrocompatibilidade que estendeu a biblioteca do console com todos os games de seu antecessor, o Xbox 360.

No anúncio do modelo mais compacto e com maior capacidade de armazenamento, o Xbox One S aposentava definitivamente o uso do Kinect, uma tecnologia de captura de movimento que fez sua estreia na geração anterior mas não teve um futuro bom com a baixa disponibilidade de games compatíveis e péssima qualidade.

Ainda existe uma carta na manga da Microsoft para rivalizar diretamente com a Sony com o Project Scorpio, que promete um console remodelado com mais poder e novas funcionalidades. Mesmo com poucos títulos exclusivos, o Xbox One ainda possui games interessantes como Rise of the Tomb Raider, Forza Horizon 3, Titanfall 2, entre outros.

Se você gosta tanto de games quanto de outros conteúdos multimídia e conectividade com outros dispositivos inteligentes, o Xbox One é uma boa escolha já que é console mais versátil disponível no mercado.

Diversão onde você quiser

Por último, mas não menos importante, temos a Nintendo com seu mais recente console, o Switch. A nova máquina é a esperança da empresa de retomar seu prestígio nessa geração depois do desastre do Wii U, um console mal-aproveitado e mal-divulgado que contou com uma pequena, mas boa biblioteca de games.

Apesar do preço do console ainda ser alto aqui no Brasil, uma vez que a Nintendo não opera mais no país, o Switch é o mais inovador, sendo um híbrido entre console de mesa e portátil que ainda possui controles destacáveis com a realística tecnologia do HD Rumble.

Essa tecnologia aumenta a precisão da resposta interativa dos controles, por exemplo, no game 1–2 Switch você realmente pode “sentir” que existem cubos de gelo dentro dos controles em um dos minigames disponíveis no título. Resta saber se a Nintendo irá aproveitar essa funcionalidade da forma correta no futuro.

O game de lançamento do console, The Legend of Zelda Breath of the Wild, se tornou o game de estreia mais bem vendido da história e alavancou as vendas do console, dando esperanças a empresa.

Dessa vez, a Nintendo parece ter acertado no lançamento do Switch, mantendo o foco nos games, uma vez que o console não possui praticamente nenhuma funcionalidade extra, além do uso dos Amiibos, claro. Entre os melhores títulos do console estão: The Legend of Zelda Breath of the Wild, Mario Kart 8 Deluxe, Arms, entre outros. Com poucos títulos ainda mas muito pelo caminho, o Switch é uma ótima pedida para aqueles que procuram um console de qualidade para levar em viagens ou jogar em casa com os amigos.

Uma apresentação surpresa ou o anúncio de novos modelos ou funcionalidades durante a E3 podem mudar sua opinião em relação a qual o melhor console para se escolher. Além das vantagens e desvantagens de cada máquina, é preciso que o jogador pese quanto dinheiro está disposto a investir em um console e quais tipos de games ele prefere jogar pois nem a Sony, Microsoft ou a Nintendo são capazes de agradar todos os gostos.

Mesmo assim, esperamos que essas informações sirvam como um guia para ajudar você a não ficar tão indeciso quando tiver fundos econômicos para investir em uma nova máquina de jogar.

O post Nintendo Switch, Xbox One ou PlayStation 4: Qual o melhor console dessa geração? apareceu primeiro em Showmetech, escrito por Luís Antônio Costa.

via WordPress http://ift.tt/2sLbStx