Quem gerou repercussão sobre Podcast de Ciência nos últimos 9 dias*? — ago/2019

Sidcley Lyra
3 min readSep 21, 2019

--

A plataforma Hoaxy observa dados do Twitter, rastreia termos em qualquer perfil aberto na rede social e apresenta uma teia de relações desse termo nos últimos 9 dias.

Em uma madrugada parecido com essa, utilizei o termo “Podcast de Ciência” e coletei dados *entre os dias 11 e 21 de agosto de 2019. A imagem acima mostra o ecossistema da podosfera científica nesse período analisado. A plataforma atualiza os dados constantemente, portanto, se você observar o mesmo ecossistema agora, ele será diferente.

Os pontos azuis são perfis considerados human-like e os vermelhos, bot-like. As outras cores são variações entre esses dois. O tamanho do círculo de cada perfil demonstra sua popularidade. Ressalto que a ferramenta não analisa a presença da frase “Podcast de Ciência” nos tweets e sim as palavras separadas que compõem o tweet.

Analisando o grafo, podemos identificar três grandes núcleos na imagem acima (@lucianolqueiroz, @cienciausp e @revistasuper) e alguns núcleos pequenos (@cienciaexplica e @ABCiencias, que criaram conteúdo sobre Podcast de Ciência no período analisado; e os perfis articuladores (@rmtakata, @kli_nev, @iserrapilheira), aqueles que não geram conteúdo sobre podcast de ciência mas interagem com os núcleos criadores, seja retuitando, comentando ou citando o perfil.

Observando o grafo e as relações que os perfis possuem entre si, observei alguns pontos e gostaria de ressaltá-los:

1. A presença de outros núcleos menores, como @UFMGEducativa, @Bibibailas e @BRUA_podcasts, que também produzem conteúdo referente à podcast de ciência porém se mantém isolados quanto a interação.

2. A @revistasuper não interage com os outros núcleos e vice-e-versa. Pode-se presumir que o perfil de seguidores e ouvintes do podcast da Revista Superinteressante são diferentes dos ouvintes dos outros núcleos.

4. Apesar de o neurologista @stevensrehen ter lançado o Podcast #TripcomCiência no mesmo mês da análise, pouco repercutiu seus tweets sobre o novo programa da @revistatrip e Instituto Serrapilheira. Porém, a @ABCiencias fez a diferença quando tweetou sobre o podcast.

5. Apesar do perfil @Podosfera apoiar e incentivar #podcastsBR, dos núcleos presentes, apenas A @CienciaExplica interage com ele.

6. O podcast Sinapse do @cienciatododia foi citado apenas em um tweet por causa do podcast do @monark.

7. O podcast @dragoesgaragem, um dos maiores de divulgação científica no Brasil, aparece no grafo por conta do tweet do @lucianolqueiroz que cita o podcast em uma mensagem contra os cortes na educação e na ciência.

Fato curioso: O @marcelodedois aparece no grafo, pois pediu indicação de podcasts e alguns perfis indicaram podcasts de ciência.

Algumas reflexões: Podemos observar como é importante se apropriar do termo “Podcast de Ciência” ou utilizar a hashtag #PodcastDeCiência para construir uma comunidade robusta da podosfera científica no Twitter. A falta de grandes podcasts de ciência no grafo mostra que essa comunidade precisa ser fortalecida e engajar os mais diferentes públicos.

E nesse contexto, vemos a importância dos articuladores, aqueles que conectam os diferentes núcleos (grandes e pequenos), para promover a circulação da informação no Twitter. Precisamos de mais articuladores como os vistos aqui. Parabéns, pessoal!

Dados via: Hoaxy Beta

A procura por #PodcastDeCiência resultou em dados que giram em torno dos perfis @CienciaExplica, @Microbiando, @PodcastSerendip e @Podosfera. Hoje, 21 de setembro de 2019, ambos os ecossistemas (frase e hashtag) já se encontram mais diversificados.

--

--

Sidcley Lyra

Sem pretensão, falo sobre ciências, podcasts, a vida e o que surgir