Descubra como aumentar o tráfego orgânico do site de sua empresa

Aumentar o tráfego orgânico do seu site pode ser um desafio. Mas com as estratégias certas de SEO e os esforços de sua equipe de marketing valerão a pena.
Para muitos sites, este tipo de tráfego converte muito mais que o vindo de redes sociais, mídias pagas ou outras fontes. Além disso, as visitas vindas através dos sites de buscas são ainda mais consistentes.
Por isso, saber como aumentar o tráfego orgânico do site de sua empresa é fundamental dentro de sua estratégia de marketing digital.
Se você chegou até aqui querendo aprender como aumentar o tráfego orgânico do site de sua empresa, acompanhe as dicas que preparamos a seguir.

1) Priorize bons backlinks

Os backlinks (ou links de retorno) ainda são a base de uma boa prática de SEO.
É totalmente possível que seu site consiga atrair o tráfego do Google, mas para competir com seus concorrentes, vai precisar construir ou ganhar backlinks de qualidade.
É importante lembrar que os links certos podem melhorar seu posicionamento no ranking do Google e, consequentemente, sua receita e os resultados de sua empresa como um todo. Já os ruins podem penalizar seu site.
Especialmente porque, segundo um estudo do Copyblogger, sites confiáveis representam cerca de 23% dos algoritmos de ranking do Google.
Para obter os melhores resultados com sua estratégia de SEO e melhorar continuamente o tráfego orgânico dele, analise todos os backlinks do seu site e compare seu valor. E assim que identificar os melhores backlinks, se esforce para construir outros do mesmo tipo.
E como conseguir isso? Em primeiro lugar, invista em um bom marketing de conteúdo — se a informação que sua empresa compartilha é relevante, maiores são as chances das pessoas também compartilharem seu conteúdo.

2) Responda as principais dúvidas de seus clientes e prospects em um artigo em seu blog

Como já falamos aqui, o blog é decisivo em sua estratégia de inbound marketing. E você pode capitalizar isso ainda mais usando esse espaço para responder aquelas dúvidas mais comuns, que seu departamento de SAC responde frequentemente por e-mail ou inbox nas redes sociais.
A tendência atual é que as pessoas cada vez mais digitem a mesma pergunta que fazem à sua empresa no Google. Se você investe em palavras de cauda longa em sua estratégia de SEO, as chances do seu site ser um dos primeiros resultados na busca é alta.
Se você está buscando aprender como aumentar o tráfego orgânico do site de sua empresa, essa é uma das alternativas.

3) Forneça conteúdo relevante com regularidade

Parece clichê, mas vamos repetir: um bom conteúdo atrai backlinks, compartilhamentos em redes sociais e gera uma experiência positiva para o usuário em seu site.
A qualidade é importante — então postar qualquer coisa apenas pela regularidade não é o suficiente. Você precisa ser relevante, precisa gerar soluções para que seu lead tenha a percepção de que você está se esforçando para resolver as dores dele.

4) Crie uma rede de interesses internamente

O melhor fornecedor de backlinks para seus artigos ou páginas do e-commerce pode estar mais próximo do que se imagina: seu próprio site.
Quando seus artigos vinculam conteúdos relevantes publicados anteriormente, não só constrói uma rede interesses de qualidade como ainda estimula o visitante a permanecer mais tempo em seu site.

5) Monitore continuamente seu progresso de SEO

A preocupação sobre como aumentar o tráfego orgânico do seu site é um processo contínuo. Mesmo que seu site esteja com excelentes taxas, é importante analisar periodicamente.
Analise o que tem funcionado e o que ainda pode ser melhorado — seu site vai atrair backlinks com esse bom trabalho, e todos eles precisam ser analisados.

Esperamos que você tenha aprendido um pouco sobre como aumentar o tráfego orgânico do site de sua empresa e que isso contribua para melhorar os resultados de suas estratégias de inbound. Se você ainda quer saber mais sobre marketing digital, clique aqui e baixe nosso e-book sobre Marketing Digital para Iniciantes— você ainda pode tornar-se um expert no tema!