Marketing Digital

Site bonito não gera vendas!

Estamos vivendo uma era de transformação, especialmente pelas oportunidades que o digital tem nos proporcionado, a mudança de comportamento dos consumidores passa a ser fundamental, onde a decisão está cada vez mais nas suas mãos.

O site de uma empresa deixar de ser, ou pelo menos deveria, um portal institucional, onde há alguns anos eram privilegiados os dados da empresa, dos produtos e pouco se falava dos problemas que ela resolve para seus consumidores, das suas necessidades e do relacionamento que esta ferramenta pode proporcionar.

Ter um site com design inovador, colorido, com imagens empolgantes e muito bonito é realmente muito bom, mas isso não pode ultrapassar o seu objetivo de responder às necessidades do seu cliente ou do seu potencial cliente. Muitas vezes ´´menos é mais“, evitando o erro de pecar pelo excesso. Ter muitas visitas no seu site, mas não ter a mínima ideia de quem o acessa, não gerar relacionamento e, essencialmente, não gerar negócios, você definitivamente está investindo seu dinheiro sem ter o retorno deste investimento (ROI).

Os avanços tecnológicos e as mudanças da forma de se fazer negócios que estamos acompanhando tem refletido diretamente nas estratégias de marketing digital. Mediante uma estratégia bem definida, é possível criar relacionamentos, acompanhar de forma rápida o comportamento dos seus visitantes e criar jornadas que o levem a uma nova experiência.

Neste novo cenário a tecnologia da informação (TI) e o marketing digital estão cada vez mais integrados e até sobrepostos, não deve existir fronteiras, por isto uma boa estratégia é determinante para o sucesso das ações digitais de uma empresa.

Conteúdos relevantes para seu persona e não para sua empresa

Em uma estratégia digital, entender os objetivos da empresa é fundamental, definir metas e monitorar passa a ser fator predominante. A criação de um site é parte desta estratégia e estudar seu mercado, definir seu público alvo (persona) e suas principais necessidades, dúvidas, onde elas estão e como chegam até você, são temas primordiais.

Após entender estes pontos é hora de definir qual é a viagem que você quer proporcionar para seu visitante dentro da sua estratégia, ou seja, você precisa entender a jornada deste consumidor e conduzi-lo na estratégia.

Neste momento os conteúdos de qualidade passam a ser relevantes e extremamente importantes, prover conteúdos que ajudem seu persona na tomada de decisão é um fator decisivo, nutri-lo com conteúdo ricos e de alta qualidade irão fazer com que ele navegue pela sua estratégia e assim o identifique como autoridade no seu segmento e, claro, estará disposto a criar um relacionamento com sua marca e decidir pelos seus produtos e serviços.

Seja encontrado organicamente na internet

A otimização do site é fundamental para que ele seja encontrado por qualquer pessoa nas buscas realizadas através de ferramentas como o Google. Sem uma otimização constante, tanto dos conteúdos como das questões técnicas, seu site não será encontrado, consequentemente sua empresa também não será encontrada pelo seu público alvo, neste cenário é importante que os conteúdos tenham as palavras chave corretas (Palavras Chave), que o site seja desenvolvido com técnicas e ferramentas adequadas e assim apareçam de forma orgânica para seus potenciais clientes.

Conheça seus visitantes e o que eles precisam

A maioria das pessoas que vão até seu site, possuem algum interesse por menor que seja, portanto é imprescindível que você atraia e surpreenda essas pessoas para que esse interesse se transforme em vendas, mas que também estabeleça um relacionamento de longo prazo.

Uma forma de conhecer o perfil das pessoas que acessam e navegam pelo seu site é conecta-lo ao Google Analytics, que apresenta informações importantes que podem ajudá-lo na sua estratégia. Você consegue identificar o país e região que mais visitam seu site, se são mais mulheres ou homens, a idade, como chegaram ao seu site, entre outros dados que você pode filtrar conforme desejar. Além do Google Analytics, existem outras ferramentas que fornecem mais detalhes sobre suas visitas e facilitam seu trabalho na hora de definir o público certo para seu negócio, bem como entender a navegação feita por cada um dos seus visitantes. Entretanto somente isto não basta, fazer de forma caseira também pode fazer com que você gaste dinheiro sem nenhum retorno, por isto procure empresas especializadas e que lhe ajudem a criar e executar uma estratégia digital.

Convide seu visitante para ações

Fazer chamadas para seus visitantes realizarem ações é um ponto importante para sua estratégia. O Call to Action , como é conhecido esta ação, é inserido em alguns pontos do seu site, especialmente nos finais dos artigos publicados, depois de ler um artigo o visitante é convidado para tomar uma ação de curtir aquele conteúdo, comentar algo ou iniciar um debate, compartilhar nas redes sociais e o mais importante iniciar uma relacionamento com sua marca baixando um conteúdo específico.

Mobilidade passa a ser “first”

Em pesquisa realizada pela Nielsen IBOPE em 2015, identificou-se que o acesso a internet pelo smartphone cresceu 65%, sendo que o uso do computador para esse acesso caiu de 84% para 71%. Com estas mudanças, vemos que o a utilização dos aparelhos móveis, especialmente os smartphones passam a ter relevância para qualquer tipo de negócio.

Considerar aplicativos moveis para seu negócio é fundamental, entretanto ter o site da empresa desenvolvido para ser um canal de relacionamento e negócios com seus potenciais clientes também é fundamental, a não ser que sua estratégia passe apenas pelo mobile. Considerar o tempo de resposta para carregar as páginas, organização e desenvolvido para ser encontrado pelas buscas orgânicas na internet, com chamadas para ações, conteúdos de qualidade, com automação do relacionamento, simples e flexível (responsivo) para que seus visitantes possam acessa-los de qualquer aparelho, tudo isto passa a ser uma preocupação e ponto de consideração quando se pensa em desenvolver uma estratégia digital, ou mesmo, um novo site para sua empresa.

Espero que este artigo tenha despertado, no mínimo, a curiosidade de como definir uma estratégia digital que traga novos clientes, fidelize os atuais e resgate os inativos de forma automatizada!

Obtenha gratuitamente uma avaliação da Estratégia Digital da sua empresa, acesse aqui e saiba mais.

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.