Novidades Jan/17

Nosso site chega à versão 1.4 🤗

Disponibilizado em 01/2017, diferente das outas 3 versões, que apenas corrigiam problemas pontuais, agora o negócio ficou sério…hehehehehehe.

Destacamos as principais melhorias:

  • Estréia do Blog e RSS
     O blog da Sens está no ar e com ele nosso RSS. O novo canal de comunicação, como todo o blog, é mais rápido e ágil. Nossos colaboradores podem postar de dispositivos móveis e até por email.
  • Site totalmente responsivo
     O site já era responsivo, ou seja, redimensionava automaticamente em dispositivos móveis ou computadores sem precisar de redirecionamento para uma versão específica. Aliás, deve ser o primeiro site de mídia em que cada alteração é testada antes em dispositivos móveis e depois em computadores. No entanto em telas de smartphones menores, aparecia um pequeno “overflow” na horizontal. Não comprometia a acessibilidade, mas era chatinho. Nesta versão isso foi corrigido.
  • Nova tipografia
     Mudamos as fontes do site, as oferecidas pelo CMS eram limitadas, não combinavam com a proposta do site e cansavam a leitura. As novas, Michroma, Orbitron e Titillium, combinam entre si, estão de acordo com a proposta, são harmônicas para leitura, têm tempo de carregamento controlado e o melhor: código aberto.
  • Diminuição dos badges
     Os badges são aqueles stickers da página inicial, que mostram links para os apps e sites de rádios, além dos apps da própria rádio. São importantes pois dão ao usuário, caso queira, a liberdade de entrar direto nos fluxos sem tem que entrar no site a todo instante, ou ouvir em seu app de rádio preferido. Mas eles estavam desproporcionalmente grandes em relação aos demais elementos do site. Isso foi corrigido.
  • Novo applet “No ar”
     Talvez a maior novidade do site: o novo applet “No ar” que mostra do que está tocando ao vivo. Ele é complicado pois tivemos que sair do CMS e começar a programação PHP/JS do zero. Fora que o banco de dados do CMS é incompatível com o dos programas de gerenciamento da emissora. A solução foi criar o applet e hospedá-lo em um outro site, com outro servidor, e “chamá-lo” diretamente no código deste sem passar pelo CMS, através de um iframe. Deu certo!
  • Novo widget de “Playlist”
     O widget de Playlist também foi reformulado. A solução foi quase a mesma adotada para o “No ar”, no entanto o iframe aqui foi incorporado a uma página, passando pelo CMS.
  • Definição dos espaços dinâmicos
     O site agora tem 3 espaços dinâmicos: slider, conteúdo em destaque e posts da Sens. Os primeiros são facilmente atualizados no CMS com 2 ou 3 cliques pelos colaboradores e o de posts atualiza automaticamente a cada atualização.
  • Atualização automática dos widgets
     Queixa frequente dos usuários era que os widgets mencionados, que deveriam atualizar automaticamente a cada troca de música, não funcionavam. Esse problema foi resolvido e a cada troca de música a atualização é real time. Também havia um descompasso: quando a programação era de blocos musicais, essa informação não aparecia. Na versão 1.4 isso foi resolvido.
  • Integração das redes sociais
     Os posts do blog vão direto para nossa página do Medium, que também compartilha no nosso twitter e os tweets direto para nossa página no facebook. Assim, não há a necessidade de caçar a informação em uma rede específica. Deixamos também os ícones para essas redes mais leves e harmoniosas com o site.
  • Widget Accuweather
     A Sens começa como uma plataforma democrática, para todos os cantos do mundo. Por isso achamos necessário mostrar a esses ouvintes que não chegam diretamente pelo site, onde estamos, como está o tempo aqui e também o horário local. É uma forma de dizermos: “olá, sejam bem vindes ao nosso site e à nossa cidade!”

O que você achou das novidades? Dê sua opinião please.


One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.