Aveia e — Seus Benefícios

Você sabe os benefícios da AVEIA? A AVEIA é uma planta muito importante, mas que muitos não sabem. Alguém se arrisca a dizer os benefícios que a AVEIA tem. A AVEIA tem muitos benefícios, pois ela tem mais ferro do que a carne de vaca, e também é excelente para quem sofre de nervosismo e quer baixar o colesterol.

A AVEIA é uma planta herbácea anual da família das gramíneas a mesma da cana-de-açúcar e do bambu.

A AVEIA é o cereal mais rico em nutrientes. Contém mais que o dobro de gorduras do trigo, mais proteínas e mais carboidratos. É rica em vitaminas B1 e fósforo. Seus 4.72 mg de ferro em cada 100g, supera a carne que não ultrapassa os 3mg/100g.

Devido a peculiar estrutura do grão da AVEIA, seus carboidratos são facilmente assimilados e absorvidos com lentidão, proporcionando energia durante várias horas depois de serem ingeridos.

As proteínas da AVEIA são abundantes e muito digestivas. Contém todos os aminoácidos essenciais ainda que não na proporção ótima. A AVEIA é relativamente pobre em lisina e em treonina, enquanto tem excesso de metionina. Ao contrário, as leguminosas ( grão-de-bico, lentilhas ou feijões) são ricas em lisina e treonina, mas carecem de metionina. Por isso, a combinação de outros cereais com AVEIA e leguminosas é muito proveitosa, pois os aminoácidos desses alimentos de complementam para formar uma proteína completa.

As gorduras da AVEIA, também são de grande valor nutritivo. São formadas por ácidos graxos insaturados (80%), entre os quais se destaca o linoleico e saturados (20%). O predomínio dos insaturados tem efeito regulador sobre a síntese do colesterol.