‘’Deus disse isso mesmo?’’ — Serpente.

Como vencer a tentação? De onde ela vem? O que fazer, help!
Os meus olhos estão sempre voltados para o Senhor, pois só ele tira os meus pés da armadilha.
Salmos 25:15
Quem é que nunca passou por uma tentação? Se nem Jesus escapou de passar por situações tentadoras, quem dirá nós, meros mortais.
O episódio que vou relatar hoje aconteceu ano passado comigo, uma das piores e mais difíceis fases de tentação que já passei. Foi o seguinte: Estava passando por um período chato da vida, havia perdido todos os amigos. Então, rapidamente começaram a aparecer novas pessoas na minha vida, só que eu estava vulnerável, alvo fácil para ser atingida pelo Inimigo.
Aí, apareceu alguém. Na verdade, duas pessoas. Essas pessoas começaram a atacar a minha fé de forma terrível. De manhã era uma e de noite a outra, essas pessoas vinham a minha casa para questionar minhas crenças na Bíblia. (Não estou falando mal delas, eram pessoas legais, cidadãos corretos, mas que de alguma forma me causaram mal. Digo isso, sabendo que já causei mal a algumas pessoas também). Eles diziam coisas assim:
*Será que sexo fora do casamento é errado mesmo? Em nenhuma parte da bíblia diz isso. (eu sei que diz).Em grego, hebráico, aramaico, japonês e russo a palavra ‘’imoral’’ quer dizer outra coisa! [parafraseando argumentos utilizados]
*Será que Deus disse mesmo que você deveria evitar o mundo?
*Será que é errado mesmo beber até morrer? Usar drogas? Isso ou aquilo.
*Será que Deus disse mesmo que divórcio é pecado?
*Deus disse mesmo essas coisas? Ou são doutrinas dos homens?
SERÁ QUE DEUS DISSE MESMO?
Por mais firme que você seja em suas convicções, ficar ouvindo coisas como essas 24 horas por dia, de pessoas próximas, acaba abalando sua estrutura. Foi o que aconteceu comigo. Ao fim de 4 meses nesta luta, eu já estava esgotada. Mas graças a Deus esses ‘’amigos’’ desapareceram /evaporaram/sumiram da minha vida. UFFA! Que alívio.
O que Deus me ensinou nesta experiência? Foca na frase em negrito:
— — DEUS DISSE ISSO MESMO? — —
Te lembrou alguma coisa? Vou te dizer o que me lembrou.
Sabe lá na tentação de Eva? Lembra que um ‘’serumaninho’’ disse algumas coisas afim de convece-la a pegar o fruto que o Senhor havia proibido? Pois é, Satanás disse: ‘’Foi isso mesmo que Deus disse: Não comam de nenhum fruto das árvores do jardim’? “Gênesis 3:1
A tática continua a mesma. O questionamento continua o mesmo.
Não estou dizendo que é errado questionar, de forma alguma, acredito que são as perguntas que movem o conhecimento. Crente precisa saber ter pensamento crítico. O problema é quando essas perguntas te fazem duvidar daquilo que você já sabe que Deus disse através da palavra. Tome cuidado!
O que estou querendo dizer com isso? Estou querendo falar sobre TENTAÇÕES.
Existem duas fontes de tentação:
1- Satanás.
2- Você mesmo.
Vamos começar com o número 1 em ações a favor da sua queda: Satanás.
Este ser é o principal agente de tentações, seu caráter é cruel e visa sempre a sua destruição após o erro. Tem gente que ignora sua ação e tem gente que acha que tudo é coisa dele, esquecendo das suas próprias inclinações para o mal. Não sejamos extremistas! Saibamos ser sábios com relação a isso. Não se esqueça que a sua luta não é somente contra a carne, mas contra seres espirituais da maldade. Não menospreze a atuação dele, até mesmo Jesus foi tentado.
Não se esqueça também que ele é ‘’Príncipe deste mundo’’, ou seja, seu governo é um sistema que se opõe de forma persistente e sistemática ao Reino de Deus. Não seja amigo do mundo!
2- Você mesmo:
Você está careca de saber que existe dentro de você coisas que são o seu ponto fraco (eu tenho váaarios). Ninguém é perfeito, ainda. Todos nós carecemos da misericórdia de Deus. Jesus disse que do inteiror do homem vem todos os tipos de males: maus pensamentos, as imoralidades sexuais, os roubos, os homicídios, os adultérios,as cobiças, as maldades, o engano, a devassidão, a inveja, a calúnia, a arrogância e a insensatez. Marcos 7:21,22.
Sabemos que por mais ‘’santo’’ que você ache que seja, ou por mais que você seja convertido a 30 anos, sempre haverão coisas com as quais você não poderá ‘’brincar’’. Sempre. Precisamos aprender a parar de brincar com o fogo. Nas referências tem alguns versículos para meditarmos sobre isso.
Bom, agora que já sabemos quem são nossos inimigos ficará mais fácil de identificar onde estão atuando em nossas vidas. Se você chegou até este ponto do texto, pare. analise. escreva.
- O que estou fazendo de errado ultimamente?
- De onde vem incentivos para continuar praticando? Pessoas, coisas, lugares, situações?
- A tentação é um estímulo ou indução externo ou interno que te impulsiona a pecar. Quais são?
Agora que já entendemos um pouco sobre o que está nos tentando, vamos ficar atentos ao processo de tentação e como podemos evitá-lo.
A leitura de referência está aqui, só clicar: Tiago 1:13–15
O processo de tentação tem 4 etapas.
1- Você sente atração e sedução, ou seja, cobiça algo incorreto.
2- Você é atraído e enrrolado no seu próprio desejo carnal.
3- O desejo de pecar é concebido e gerado na mente e no coração. Neste ponto ainda dá tempo de evitar.
4- O pecado é consumado e geral morte.
Se entendermos como esse processo se desencadeia nas nossas vidas, tenho certeza de que conseguiremos nos resguardar dele. Alguém disse certa vez: Ninguém pode impedir que um pássaro voe sobre sua cabeça, mas pode impedir que ele faça um ninho sobre ela.
Agora, precisamos agir, aí vão algumas dicas práticas:
1- Identifique os pontos fracos que você tem. Seja sincero.
2- Guarde os seus olhos de ver coisas que te remetam a este pecado. Guarde os ouvidos. Guarde o paladar. Guarde o tato. Guarde o coração.
3- Fuja de lugares ou situações que te lembrem isso, ou que te façam sentir aquela nostalgia.
4- As más companhias corrompem os bons costumes, disse Paulo.
5- Não deixe situações que ‘’engatilhem’’ o pecado acontecerem. Ore e vigie!
6- Conte com a ajuda do corpo de Cristo. Procure líderes, amigos da Igreja para ajudá-lo.
7- Se está difícil demais, apele MUITO para o escape divino. A bíblia diz que que Deus não deixará que sejamos tentados mais do que podemos resistir, por isso nos dá um escape para que possamos suportar. Tá aqui ó: 1 Coríntios 10:13
No mais amigos, estamos junto nessa guerra. Que sejamos revestidos pela armadura de Deus!
Como um pássaro escapamos da armadilha do caçador; a armadilha foi quebrada, e nós escapamos.
O nosso socorro está no nome do Senhor, que fez os céus e a terra.
Salmos 124:7,8
Fiquem firmes!
Leitura de referência: { Mateus 26:41, Lucas 22:40, 2 Pedro 3:17,18, Efésios 4:22–24, Hebreus 3:12–14,Romanos 7:5–8,Romanos 7:5–8, Gálatas 5:17–25} Salmos 124:7,8, Salmos 25:15,16, Judas 1:24,25'’