‘’Gente fria é gente morta’’

‘’Gente fria é gente morta’’, vi essa frase em um instagram por aí e fiquei com isso na cabeça. No caso, a tal frieza referida estava relacionada a pessoas que não demonstravam sentimentos, não mandavam um ‘’alô’’, não faziam coisas ‘’exageradas’’ como ligar as 3 da manhã, mandar um áudio de 70 minutos no whatsapp e coisas do tipo. Um tanto quanto superficial, ao meu ver. Reflete o tempo que estamos vivendo… Relações barulhentas e vazias, sem amor. Paulo já havia dito sobre, lembra?

‘’Posso falar a língua dos homens, até dos anjos, mas se me faltar amor, tornei-me apenas metal que soa ou um címbalo que retine.’’

Deixei de lado o exemplo que deram para ‘’frieza’’, e pensei em mim. Pensei nas caracteríticas que preciso desenvolver: Compaixão, bondade, misericórdia, amor fraternal, generosidade… Pensei na Bíblia. Pensei no que realmente importa: O próximo.

Ultimamente tenho vivido em meu mundinho particular e não tenho dado a mínima para os problemas dos outros, acredito que muitos cristãos também estão nessa. O que nos falta é compaixão. O que nos falta é amor ardente pelo próximo. Foi assim que Pedro disse ‘’amai-vos ardentemente uns aos outros de coração…’’ 1 Pedro 1:22. Que tarefa difícil!

É possível mandar textão e áudios enormes nas redes socias e ser alguém totalmente egoísta por trás da tela, alguém frio, amante de si mesmo, como diz aqui 2 Timóteo 3:1–5. Por isso…

Precisamos falar de egoísmo. Abaixo estão 4 maneiras de manifestação do egoísmo no cristão; Jerry Bridges fala delas no livro Pecados Intocáveis.

1- Interesse. Quais são seu interesses atualmente? Os meus estão relacionados a minha vida acadêmica. Se você vier bater um papo comigo, certamente vou mencionar alguma coisa. Mas será que estou afim de ouvir sobre os seus? Será que sou uma boa ouvinte? Aplique a sua situação ao meu exemplo e observe. Pessoas egoístas tem tendência a se preocuparem somente com seus interesses. São egocêntricas e não dão a mínima para os desejos dos outros.

Filipenses 2:4 diz: ‘’Cada um cuide não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros’’.

2- Tempo. Pessoas egoístas são obcecadas com seu próprio tempo. Elas nunca podem ajudar o outro, afinal, seu tempo é precioso demais! Mas são ótimas em tirar vantagens do tempo do outro, não hesitam em fazer com que o outro fique após o seu turno de trabalho só para atende-la, por exemplo.

‘’Levai os fardos uns dos outros e assim estareis cumprindo a lei de Cristo.’’ Gálatas 6:2.

3- Dinheiro. Dificilmente um egoísta quer contribuir com dinheiro para uma causa nobre.

‘’Quem pois, tiver bens no mundo e, vendo seu irmão em necessidade, fechar-lhe o coração, como o amor de Deus pode permanecer nele?’’ 1 João 3.17.

4- Descortesia. São pessoas grosseiras que não estão nem aí para o que suas atitudes causam ao outro. Por exemplo: Falar alto ao celular em um cinema ou biblioteca, largar sua bagunça para alguém limpar, atravessar a rua com o sinal aberto obrigando aos carros a pararem, e por aí vai… Pessoas assim são egoístas e grosseiras. Ainda tem aquelas que falam o que querem sem considerar os sentimentos das outras, são rudes, indiferentes, ‘’frias’’.

‘’O egoísta não é só indiferente às necessidades alheias como espera que as pessoas satisfaçam suas vontades e desejos.’’

E aí, se identificou?

Hora de trabalharmos nisso, amigos. Vamos orar para que o Espírito Santo nos ajude a lidar com estas características. Enquanto escrevo, penso em mim mesma e no quanto precisarei mudar. Se você também está nessa, estamos juntos!

Já sabe né? Pega aquele caderninho e anota suas atitudes egoístas, confessa ao Pai, se arrepende, pede perdão.

Eu ia escrever aqui sobre o contrário de egoísmo, e sobre como realmente devemos ser com nossos irmãos, mas senti que preciso me avaliar primeiro e pensar sobre o egoísmo em mim, até que a palavra completa seja ministrada em meu coração. Fica pro próximo post, então ;)

Fiquem firmes!

Leia as referências: { 1 Pedro 1:22,23, 1 Coríntios 13:1–13, Provérbios 3:1–4, Provérbios 3:27,28, Provérbios 11:24,25, Lucas 6:37, Tiago 2:15,16, 2 Pedro 1:4–9}

Show your support

Clapping shows how much you appreciated Silu’s story.