Inveja nossa de cada dia — Como identificar e combater a inveja segundo a Bíblia.

Quer saber se você é uma mulher invejosa? Leia este texto. [Também se aplica a homens]

A história da Branca de Neve é uma história no mínimo bizarra. Envolve coisas como: Inveja, homicídio, feitiçaria, cobiça, competitividade, rixa, mentiras, necrofilia, (onde já se viu beijar defunto? Por mais bonito que ele pareça…)E ainda tem aquele espelho diabólico que alimenta o ego da Rainha com elogios. Será que você se identifica com alguma característica da Rainha? Pense bem.

Ontem, ao voltar da faculdade, me peguei pensando na seguinte frase: ‘’Há inveja na tenda das mulheres.’’ De primeira, achei que fosse coisa da minha cabeça, mas logo um ‘’tremor’’ passou pelo meu corpo e eu entendi que aquilo era algo vindo de Deus pra mim. Na verdade, para nós. O objetivo destes espaço é unir cristãos, pessoas que estão dispostas a confessar que são ‘’reais’’, que pecam sim, mas querem mortificar o pecado para serem parecidas com Cristo e ganhar a outros. Estamos juntos, esse é o lema.

INVEJA É PECADO? Siiiiiiim — — Gálatas 5:19–21

Precisamos falar sobre isso. Você é invejosa? Ou é como eu que não quer assumir? Talvez você não saiba muito bem caracterizar o que é esse sentimento, ou saiba e até faça o mal através dele. Não importa. Aqui não julgamos umas as outras, mas ajudamos.

Sou do tipo de pessoa que não tolera inveja, cresci ouvindo da minha mãe o quanto é um sentimento destrutivo e guardei as palavras dela. Se alguém me disser que sou invejosa estarei na defensiva com mil argumentos mostrando que NÃO. Mas não é assim com Deus… Com Ele, uma palavra basta, nem argumentei. Que seja assim com você também leitora, é o que desejo.

A inveja é um pecado muito mais sutil do que você imagina, além disso vem aliada a uma penca de pecados como: Ciúmes, cobiça, competitividade etc. Por hoje vamos pensar em dois:

Ciúmes: Intolerância com as ‘’concorrentes’’ (devo lembrar que mulheres cristãs não possuem concorrentes, somos irmãs em Cristo, se você é daquelas que vive cheia das ‘‘inimiga’’’’, então amiga, precisamos orar). O ciúme ocorre quando temos receio de que alguém se torne igual ou superior a nós. Por exemplo: Digamos que eu seja vendedora a 3 anos, sou a melhor, ganho prêmios e gratificações. De repente uma nova vendedora entra e começa a brilhar também, ela vende tanto quanto eu e começa a ganhar reconhecimento por isso. Rapidamente sentirei ciúmes dela, afinal, pessoas ciumentas não querem que NINGUÉM usufrua das mesmas bençãos que experimentamos. Sutil né?

Inveja: A inveja acontece quando você percebe de forma dolorosa e ressentida que alguém está usufruindo algum privilégio que você queria ter. Ou seja, é aquela dorzinha de ressentimento lá no fundinho quando você vê uma mina casando, se formando, ou tendo sucesso em algo que você queria.

Existem 3 intensidades da inveja, identifique a ‘’sua’’:

Inveja leve: Embora você se sinta ressentida e incomodada de ver o sucesso alheio, o sentimento não é o suficiente para que você queira fazer o mal a pessoa, ou fique deprimida se diminuindo. Você sente aquela dorzinha mas não se mobiliza. Por exemplo: Somos tentadas a invejar as pessoas com que mais nos identificamos em coisas que valorizamos. Falando de mim: Sou uma pessoa que gosta de cozinhar, serei propensa a sentir inveja de um atleta? Advogado? Médico? Provavelmente não. As habilidade deles são muito diferentes das minhas, é mais fácil invejar uma cozinheira do mesmo nível que eu. Captou? Talvez não queiramos AQUILO que a pessoa tem, mas nos ressentimos se ela tiver e nós não.

Inveja moderada: Você se sente injustiçada — Porque fulano tem e eu não?. Aí você começa a agir afim de constranger, diminuir ou humilhar a outra pessoa.

Inveja severa: Inveja doentia, neste caso o invejoso não mede esforços para prejudicar o alvo da inveja, pode até tomar atitudes extremas para isso. Este tipo de pessoa precisa de tratamentos psicológicos. “Inveja — O Inimigo Oculto” (Ed. Juruá).

Tá se identificando? Peraí que tem mais!

Além da pessoa invejosa ser incapaz de celebrar o sucesso alheio porque fica se comparando com a outra, ela tem uma uma língua afiada que só Jesus Christ! Esse quadrinho que copiei abaixo fala os tipos de ‘’linguarudos(as) e como agem:

Bernardo Stamateas, autor do livro “Emoções tóxicas — Como Se Livrar dos Sentimentos que Fazem Mal a Você” (Ed. Thomas Nelson Brasil)

Xiiiii, acho que você acabou se identificando em alguma coisa, como eu. Graças a Deus por isso! Sinal de que o Senhor está nos ensinando, afim de que ‘’participemos da sua santidade’’.

Vamos ao evangelho, sem rodeios.

Inveja é coisa da carne:

“Porque ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois porventura carnais, e não andais segundo os homens?” (I Coríntios 3 : 3)

Inveja corrói:

“O sentimento sadio é vida para o corpo, mas a inveja é podridão para os ossos.”(Provérbios 14 : 30)

Inveja é vaidade:

“Também vi eu que todo o trabalho, e toda a destreza em obras, traz ao homem a inveja do seu próximo. Também isto é vaidade e aflição de espírito.” (Eclesiastes 4 : 4)

Quem comete não herdará o Reino dos Céus:

“Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.” (Gálatas 5 : 21)

Onde há inveja há confusão e todo tipo de mal:

“Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa.”(Tiago 3 : 16)

Sou invejosa, e agora?

Lidar com pecados não é fácil, eu sei. Não mudamos de um dia pro outro, é como uma construção, de tijolinho em tijolinho a gente chega lá. O melhor de tudo é poder contar com o Arquiteto do Universo (óh que mantooo que desceu agora, rsrs).

Precisamos agir na sinceridade com Deus, na real. Não esconda quem você é, ou melhor, não tente esconder quem você é dos olhos Daquele que te criou, acredite, Ele te vê do avesso.

Aqui estão 3 passos simples para começarmos a lidar com isso, se você tiver alguma sugestão anote aqui do lado no espaço branco, o médium tem ferramentas muito legais, vamos compartilhar, ok?

1- Tenha convicção na sua cabecinha que é Deus quem concede habilidades, dons, talentos, sucesso. É Ele quem determina não só as habilidades de alguém, mas o grau de manifestação delas e a benção usufruida através delas. Tudo vem do alto, do Pai das Luzes. Lembre-se que é Ele quem humilha e quem exalta alguém.

2- Lembre sempre que somos ‘’Um só corpo em Cristo’’. Você e aquela irmãzinha da qual você tem inveja são da mesma ‘’família’’, fazem parte do mesmo propósito divino. Elogie mais, aplauda o sucesso das pessoas, faça da prática do elogio algo recorrente na sua vida. Vamos começar? Elogie alguém hoje!

3- Se você ficar gastando sua energia emocional com ciúmes e inveja, provavelmente perderá de vista a preciosidade do plano que Deus tem na SUA vida. No Plano de Deus todas nós temos uma tarefa, algumas são mais aplaudidas, mas não torna as outras menos especiais. Que seja suficiente pra nós estarmos na posição que o Todo Poderoso nos colocou.

Amém?

Não se esqueça do caderninho, em todas as postagens sugiro que devemos anotar nossos pecados e orar a respeito deles. Tem sido uma forma muito útil de lidar com os meus, espero que seja pra você também.

Fiquem firmes e sejam cheias de amor!

‘’ O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal. Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.’’1 Coríntios 13:4–7

Show your support

Clapping shows how much you appreciated Silu’s story.