Como Funciona a Blockchain do Bitcoin

-=EXPLICANDO A TECNOLOGIA DO BITCOIN=-

Atualizado em 24/05/2018

Para facilitar o entendimento sobre o funcionamento da Tecnologia por trás do BITCOIN, criei o modelo de explicação abaixo usando uma sala de aula como exemplo.

O objetivo desse modelo é apresentar a dinâmica do Fluxo que ocorre na Blockchain para registro de informações e como a descentralização é essencial para garantir a imutabilidade (segurança) dos dados.

Imagine uma sala de aula, onde ALUNOS e PROFESSORES irão gerenciar transações financeiras fictícias.
Para registrar todas as informações de uma transação (Ex. DE, PARA QUANTIDADE), cada ALUNO recebe um FICHÁRIO (desses escolares, que você pode adicionar/remover folhas). 
Exemplo de Transação: DE: Silvio — PARA: Arthur — QUANTIDADE: 50 Unidades.

O primeiro trabalho dos PROFESSORES é:
- Receber as transações;
- Coloca-las em uma FILA DE ESPERA.

Já os ALUNOS são os responsáveis por:
- Pegar as transações da FILA DE ESPERA;
- Verificar se o Silvio possui o saldo de 50 unidades;
- Escrever nas linhas da FOLHA que 50 unidades foram retiradas da conta do Silvio e adicionadas na conta do Arthur;
- Pegar o CÓDIGO da última FOLHA com registro do FICHÁRIO e inserir essa informação (CÓDIGO) na FOLHA que ele está escrevendo.
Simultaneamente, o ALUNO precisa resolver um PROBLEMA MATEMÁTICO, que é baseado nas informações que ele está inserindo na FOLHA (CÓDIGO da FOLHA anterior e transações) ao encontrar a resposta do PROBLEMA MATEMÁTICO, um novo CÓDIGO é gerado e gravado nessa FOLHA que o ALUNO está escrevendo.

Como cada FOLHA do FICHÁRIO possui um CÓDIGO, que foi gerado baseado no CÓDIGO da FOLHA anterior, todo o FICHÁRIO é ligado sequencialmente entre suas FOLHAS.

Exemplo da ligação das Folhas pelo Código que é gerado na Resposta do Problema Matemático

Em uma sala de aula, todos os ALUNOS possuem uma cópia desse FICHÁRIO, e existe uma competição para saber quem é o ALUNO mais rápido, aquele que primeiro registra as transações e resolve cada PROBLEMA MATEMÁTICO.

Para confirmar que o ALUNO vencedor fez todas as tarefas acima, os PROFESSORES irão validar se o resultado do PROBLEMA MATEMÁTICO está correto.
Estando tudo confirmado, esse ALUNO vencedor recebe alguns PRÊMIOS e sua FOLHA é copiada e inserida no FICHÁRIO de todos os outros ALUNOS e PROFESSORES.

Dessa forma, todos da sala possuem sempre a mesma cópia atualizada desse FICHÁRIO e é possível garantir que nenhum ALUNO consiga trapacear, inserindo transações falsas ou alterando transações passadas, pois ele teria que mudar as FOLHAS do FICHÁRIO de todos os outros ALUNOS e PROFESSORES.

Fluxograma do registro de uma transação

Traduzindo os termos do exemplo:
FICHÁRIO
= BLOCKCHAIN
FILA DE ESPERA = MEMPOOL
FOLHA = BLOCK (BLOCO)
ALUNO = MINERADOR
PROBLEMA MATEMÁTICO = PROOF OF WORK
PROFESSOR = FULL NODE
PRÊMIOS = BITCOINS
*CÓDIGO = HASH DO BLOCO ANTERIOR

Donate:

BTC: 1SiLvioGYSixxpK1rWMgXmzQd4hP57SdG
ETH: 0x46638E60DEc179e651e5D64E2F1488Cc8C99F08f