Como criar uma cultura saudável e escalável em times de tecnologia

Silvio Moreto
4 min readJun 20, 2023

--

Foto do nosso evento EdTech Invitational em setembro de 2022

Neste artigo, irei apresentar a importância da cultura e dos valores de uma empresa na produtividade e evolução profissional dos funcionários. Também mostrarei como é essencial manter um ambiente de trabalho saudável e estimulante e proporcionar crescimento para aqueles que desejam.

Na Medway, o papo reto e o compromisso constante com a melhoria são valores que potencializam muito nosso time e alavancam nosso crescimento. No final, todos saem ganhando!

Don’t be k0vs

Antes de iniciar, gostaria de apresentar um conceito que eu inventei em 2016 e é expressado em uma palavra: k0vs.

Era uma noite de sexta e eu jogava League of Legends. Para quem entende disso, eu sempre fui um jungler ok e só jogava eventualmente.

Naquele dia eu estava em uma partida com uma pessoa de nome Kowalski. Ele era muito bom sozinho, mas eu tinha dificuldade de sincronizar minhas jogadas com ele. Até que soltei instintivamente a frase:

Vamos jogar juntos!!

Para de ser k0vs e vamos fazer direito, pois sei que você consegue!

No fim, ganhamos o jogo… e o termo foi criado pra mim com uma definição:

k0vs: tudo que você é e não deveria ser

E como isso se encaixa com a cultura de um time de tecnologia?

Slide que apresento para todos quando entram na Medway. Um slide bem k0vs diga-se de passagem.

Bom, eu sempre tive o ímpeto de ser cada vez melhor tecnicamente. Muitas vezes eu sentia que poderia evoluir, mas parecia que algo me bloqueava… até que entendi que no fundo o problema não era eu e sim o meio no qual eu estava inserido.

Não sei se já passaram pela experiência de serem mais produtivos em uma empresa do que na outra. Se sim, devem concordar comigo que a cultura e os valores do local onde se trabalha são indiretamente responsáveis pela sua capacidade produtiva e evolução na carreira.

Portanto, se uma empresa é k0vs (ou seja, é tudo que ela não deveria ser), assim como o jogador citado no início do texto que tinha potencial, mas o time o limitava, mesmo que a empresa tenha os melhores profissionais, muito dificilmente colherá os melhores resultados.

Porque cultura é importante e como isso impacta o ecossistema de tecnologia em 4 passos

Eu sintetizo em 4 passos como podemos criar uma cultura saudável num time de tecnologia, algo que se tornou ainda mais importante nessa nova realidade de trabalho remoto. São eles:

  1. Estratégia: tecnologia não é uma pastelaria. E falo de estratégia de verdade, não só planejamento. Recomendo este vídeo para entender melhor: https://www.youtube.com/watch?v=iuYlGRnC7J8 .
  2. Squads e definições de responsabilidades claras para todos.
  3. Sistemas de gerenciamento e apoio para a criatividade.
  4. Princípios e axiomas para o time
Estratégia não é um plano, muito menos uma pastelaria

Mas antes de entrarmos nos 4 tópicos (que pretendo fazer em uma série de publicações), eu acho que todos nós que trabalhamos com tecnologia temos um papel importante na manutenção do sistema. Algo que saiu um pouco do controle nos últimos tempos

O ambiente saudável que proporciona crescimento

Como líder, eu felizmente sempre tive um baixo percentual de turnover nas minhas equipes e aqui na Medway nós prezamos muito por promover um ambiente saudável, competitivo e que proporcione crescimento para aqueles que desejam e demonstram resultados.

Olhando para trás, no início da minha carreira quando eu mudei pela primeira vez de emprego, lembro que na minha nova empresa me disseram: você deve ser bom, pois o produto tecnológico de vocês é muito fera!

Como assim? A pessoa nem me conhecia e já tinha esse julgamento?

No final das contas, o que a empresa entrega conta muito para o currículo. Não sei se eu era um bom desenvolvedor, mas com certeza a empresa passava essa impressão exteriormente. Fiquei então imaginando todas as pessoas que trabalhavam comigo e o quanto isso as impactaria futuramente (e hoje vejo que impactou) em sua jornada para o sucesso profissional.

Hoje também vejo a importância da criação de um ambiente seguro e de cobranças saudáveis. Como Simon Senek fala no livro Leaders Eat Last, uma visão humanista e franca prioriza a manutenção do time. No final das contas, quem é bom vai querer ficar conosco!

Quando falo sobre franqueza e cobrança saudável, me refiro a termos a capacidade de cobrar nós mesmos pelo nosso melhor, entender que estamos todos no mesmo barco e no final do dia a vitória é conjunta. Um dos valores da Medway é o papo reto. E por isso nunca postergamos conversas difíceis e nos dedicamos para sermos melhores sempre. Muitas empresas falam que praticam isso, mas tenho certeza que a Medway é uma das que faz isso com maior maestria.

Time de tecnologia em um momento de descontração em um evento presencial que realizamos no ano de 2022. Vieram todos, incluindo os de longe!

E por fim, se alguém sair da Medway, tenho certeza que são pessoas preparadas para o mercado de trabalho. Mas os melhores, queremos sempre conosco!

Não tenha desleixo com a cultura

Em conclusão, a cultura de uma empresa não deve ser algo secundário, mas sim um elemento central para o sucesso de uma equipe de tecnologia. Ela molda a produtividade, a eficácia e a satisfação no trabalho, além de influenciar no crescimento profissional de todos.

Estratégias efetivas, responsabilidades claramente definidas, sistemas de gerenciamento e princípios sólidos são os pilares de uma cultura organizacional forte. Na Medway, valorizamos um ambiente seguro, a franqueza e a melhoria constante, proporcionando um terreno fértil para o crescimento profissional de todos.

Acreditamos que cada membro de nossa equipe, ao sair, estará bem preparado para o mercado de trabalho, mas também trabalhamos incansavelmente para reter e desenvolver os melhores talentos, construindo um futuro promissor juntos.

--

--