Letter of Intent — Silvio Rodolfo Chaves Campos

Começo esta carta de motivação me apresentando um pouco como pessoa, trazendo características pessoais marcantes que me diferenciam dos demais. A característica mais importante que trago é a resiliência. Mesmo em situações totalmente adversas, continuo empenhado em me esforçar ao máximo para mudar a situação. Desde o começo de minha carreira pude contar com gestores excepcionais que fizeram com que eu pudesse me desenvolver da melhor maneira possível, lapidando as características marcantes e corrigindo e desenvolvendo as características mais ausentes e oportunidades de melhoria. A pró atividade somada a curiosidade intelectual sempre me fizeram buscar desafios novos, que necessitavam de um conhecimento novo a qual tive que aprender por conta própria. Um exemplo disso foi o desenvolvimento do conhecimento técnico necessário para qualificações de equipamento através conexões com especialistas internos da companhia, onde pude atender a demanda de uma área fabril num prazo muito apertado.

Meu maior orgulho é estar me graduando em um curso superior vindo de um ensino público desde a pré-escola até o ginásio, e por esforço próprio consegui uma bolsa de estudos num colégio técnico de minha cidade. Além disso, ingressei desde cedo na indústria, através da qual financiei minha formação acadêmica em Engenharia Industrial Mecânica. Essa vitória é algo que me orgulho muito, assim como os reconhecimentos que recebi na empresa em que trabalho desde meus 18 anos, na qual comecei a construir a história da minha vida profissional e onde quero permanecer como trainee. Meus maiores aprendizados são relacionados a não desistir dos objetivos não importando quão difíceis sejam os obstáculos, contando com conexões que foram cruciais para que eu fosse auxiliado e apoiado nos momentos mais críticos. Os momentos positivos e negativos da minha trajetória pessoal e profissional me trouxeram aprendizados e contribuíram para a construção de quem sou hoje. Um dos principais pontos que eu faria diferente, seria durante meu estágio técnico onde não atuei com muita intensidade em atividades técnicas, como montagens, manutenções e demais atividades que contribuiriam para uma formação técnica mais rápida. E isso me fez refletir e atualmente tento sempre estar a par dos projetos, atuando de maneira mais próxima da execução.

As duas maiores mudanças que tive em minha vida foram quando sai do ensino público e entrei o ensino particular, a diferença cultural, assim como a diferença no nível de ensino fizeram com que eu sentisse uma grande mudança de ambiente, forçando-me a criar uma rápida adaptabilidade com a rotina de estudo integral com pessoas totalmente diferentes. Este choque cultural foi incrível para que eu pudesse entender que devemos ter uma grande paixão por mudanças, uma vez que elas proporcionam discussões de novas ideias com pontos de vista totalmente diferentes. Isto me ajudou quando fiz um mochilão para os Estados Unidos para melhorar meu inglês. Lá pude me adaptar rapidamente ao ambiente multicultural do hostel em que fiquei, com discussões e debates sobre diferenças culturais entre o Brasil e outros países. Durante o período que eu fiquei nos Estados Unidos, pude visitar a sede da Johnson & Johnson Consumer em Skillman. Lá me conectei com diferentes pessoas de R&D para me apresentar e conhecer um pouco da trajetória delas, esta experiência foi única e agregou muito em minha carreira. A segunda transformação que me marcou foi o meu primeiro estágio em uma empresa. Tudo era muito novo e o medo de cometer erros era gigante, porém os gestores sempre propiciaram desafios para o meu desenvolvimento em um ambiente que se tornou minha segunda casa.

Penso que as pessoas me reconhecem pelo fato de sempre poderem contar comigo, nos melhores momentos e nos piores, não importando o que eu esteja fazendo. Sou uma pessoa sincera, transparente e clara, opto por falar as coisas de uma forma direta, e não gosto da sensação de ser enganado pelas pessoas.

Meu principal hobby é a leitura, amo passar meu tempo com um bom livro com histórias fascinantes, é como aquela famosa frase: “O homem que não lê vive apenas a sua história, o homem que lê vive milhões de histórias diferentes”. A natureza é algo que me cativa desde criança, por ter crescido em frente a um parque maravilhoso, aprendi a desde cedo a respeitar e apreciar a mãe natureza, ao fazer trilhas e campings. Uma grande paixão que possuo é o convívio social, reunir os amigos para uma boa conversa, assim como conhecer pessoas novas e suas histórias.

Estou na Johnson & Johnson desde 2014 como estagiário técnico, técnico de pesquisa e por fim estagiário de engenharia. O motivo de ser trainee da Johnson & Johnson é devido a cultura da empresa e ao credo que faz parte do cotidiano de cada colaborador. As oportunidades de crescimento da companhia como pessoa e como profissional são incríveis, ver o quão dedicado são os funcionários em impactar a vida dos clientes e como isto é importante para a companhia é recompensador. Eu busco na carreira contribuir o máximo possível para a sociedade. Vejo a oportunidade de trainee dentro da Johnson & Johnson como um grande caminho a ser trilhado para impactar cada vez mais as pessoas de maneira positiva.

Sobre legado é algo muito difícil de se chegar a uma conclusão exata sobre o que é nosso objetivo de vida e o que gostaríamos de deixar para trás, é filosófica esta discussão, tanto que refleti durante horas para chegar a conclusão final. Chego a duas conclusões sobre o legado, a primeira é que quando vim para este mundo as pessoas sorriam de alegria e eu estava chorando, o que desejo é que quando partir eu possa partir em paz e que as pessoas estejam chorando de saudades. A segunda conclusão que chego é a de deixar o mundo melhor do que ele estava, impactando a sociedade e a natureza de tal forma a mudar o mindset e a vida das pessoas. Não tenho a necessidade de ser reconhecido, ou ficar gravado na história, só quero ter a consciência que contribui para um bem maior da humanidade e da natureza.

São José dos Campos — São Paulo, 24 de Outubro de 2018

Silvio Rodolfo Chaves Campos

Visita a Planta Piloto da Johnson & Johnson Skillman — NJ, Estados Unidos 2016