Quer participar da criação de uma nova empresa de SysAdmin/DevOps-as-a-service?

A Simbiose (http://www.simbioseventures.com) está em busca de profissionais com conhecimento avançado em Linux e administração de redes e serviços para que juntos criem uma nova empresa de SysAdmin/DevOps-as-a-service visando atender (inicialmente) o mercado brasileiro, contando com o apoio e investimento da Simbiose, que será a primeira cliente da empresa.

Como pode ser visto em mais detalhes em nossa wiki pública, a Simbiose é uma empresa que busca boas pessoas, com o perfil e atitudes certas, para capacitar e apoiar até que se tornem bem sucedidas.
https://github.com/s1mbi0se/company/wiki

Nos Estados Unidos existem empresas de SysAdmin/DevOps-as-a-service, como é o caso da CloudOps, mas até hoje não conseguimos encontrar no Brasil pessoas ou empresas que pudessem nos prover um serviço gerenciado de SysAdmin/DevOps e que conhecessem e utilizassem metodologias e tecnologias mais avançadas para administração e gerenciamento de infraestrutura, como Mesos [1], Marathon [2], Kubernetes [3], dentre outras.

Nós acreditamos que existam outras empresas como a Simbiose, que precisam de um serviço gerenciado de SysAdmin/DevOps e que estão dispostas a pagar por isso, para que seus empreendedores possam apenas se focar em construir e melhorar seus produtos, sem que precisem se preocupar se o banco de dados ou o processo Docker ainda está no ar, se é necessário abrir mais processos para suportar o volume de requisições, etc.

Utilizar serviços como Heroku ou AWS Lambda pode até facilitar o trabalho, mas se a empresa possui serviços com grandes volumes de dados e requisições, como é o caso da Simbiose, ainda é necessário ter pessoas para garantir que tudo está funcionando como é esperado e, principalmente, o que pode ser feito para diminuir os custos com infraestrutura.

Diante disso, tivemos uma ideia que gostaríamos de testar/validar:
Se não conseguimos encontrar uma empresa que forneça esse tipo de serviço no Brasil, por que não criá-la do zero em conjunto com empreendedores brasileiros? (assim como frequentemente fazemos com desenvolvedores)

É por esse motivo que escrevemos esse post, para tentar encontrar jovens profissionais da área de administração de sistemas (SysAdmin/DevOps) que estejam “cansados/incomodados” de serem funcionários e que queiram tentar criar algo próprio, com flexibilidade e ao mesmo tempo empowerment.

Sabemos que empreender não é fácil, exige muita doação, organização e disciplina, sem contar que as chances de dar errado são muito altas, mas… se der certo, vale muito a pena.

O que estamos propondo é criar uma empresa que possa prestar serviços gerenciados de administração de sistemas (SysAdmin/DevOps) para outras empresas (startups, pequenas e médias), utilizando tecnologias inovadoras como Docker, Mesos, Marathon, Kubernetes, visando maior flexibilidade, controle e diminuição de custos.

Uma das grandes vantagens é que essa empresa já “nasce” com seu primeiro cliente, a Simbiose Ventures, o que possibilitará aos empreendedores uma certa “estabilidade” e vantagem para se focarem em dominar as novas tecnologias, criarem os processos e procedimento necessários e, por fim, buscarem novos clientes.

Na Simbiose aprendemos na prática que o Brasil não é um país muito ideal para vender tecnologia/plataformas self-service, mas sim um país perfeito para vender serviços, que é o que estamos propondo para essa nova empresa.


Como funcionará esse processo:

Caso tenha interesse em participar do nosso processo de seleção para ser um desses empreendedores, pedimos que:

  1. Pense se realmente conseguirá viver e se sustentar durante pelo menos 6 meses com um ganho mensal entre R$ 1.300,00 e R$ 2.500,00. Esse valor foi estimado com base na quantidade de pessoas que participarão da empresa e no valor mensal que a Simbiose pagará pelos serviços prestados. Esperamos que esse valor possa aumentar rapidamente com a entrada de novos clientes, mas empreender é pensar em ganhar dinheiro a médio/longo prazo, não a curto prazo.
    (Não estamos buscando por funcionários, mas sim por pessoas que queiram realmente empreender!)
  2. Pense se realmente conseguirá destinar MUITAS horas do seu dia (as vezes em finais de semana) para sua empresa, durante pelo menos 1 ano. (Não existem empreendedores bem sucedidos que trabalhem das 8:00 AM as 18:00 PM, isso é utopia.)
  3. Leia atentamente toda a wiki pública da Simbiose, principalmente nossa cultura e valores, pois adotaremos a mesma filosofia para essa nova empresa, da qual você fará parte e posteriormente deverá encontrar pessoas com as mesmas crenças.
    https://github.com/s1mbi0se/company/wiki/O%20que%20devo%20saber%20antes%20de%20me%20candidatar
  4. Caso esteja CERTO de que é isso que você busca para sua vida profissional nos próximos anos e ciente que estatisticamente existe uma GRANDE chance da nova empresa NÃO dar certo, inscreva-se no formulário abaixo:
    http://goo.gl/forms/ijVGmPDmalsqnwH82
  5. Começaremos a analisar os candidatos assim que recebermos as inscrições e convidaremos os que acreditamos ser mais adequados ao desafio para uma sequência de conversas.
    Assim que encontrarmos 2 ou 3 empreendedores finalizaremos o processo de seleção e começaremos a criar a nova empresa.

Observações:
- Se você já tem um grupo de pessoas/amigos com quem gostaria de empreender nessa nova empresa, peça para que eles também preencham o formulário de inscrição e coloque seus endereços de email no campo “Se for possível, eu gostaria de empreender com:”.

- Detalhes sobre a participação dos empreendedores na nova empresa só serão discutidas com aqueles que passarem no processo de seleção.

Links:
[1] - Mesos: http://mesos.apache.org/
[2] - Marathon: https://mesosphere.github.io/marathon/
[3] - Kubernetes: http://kubernetes.io/