3 Passos Iniciais Para Montar um Negócio Online — A nova Onda do Mercado

As empresas online têm conseguido cada vez mais espaço nas relações de venda.

É muito comum encontrar empresas onde todas as suas mercadorias e serviços são oferecidos apenas virtualmente. Por conta disso, a estrutura online de plataformas como sites/blogs é bastante importante.

A imagem de uma empresa virtual e até o seu rendimento pode, muitas vezes, estar diretamente relacionado com a sua estrutura online, já que esta é responsável pela apresentação da empresa ao cliente.

Para não errar em nada na hora da criação do seu ambiente virtual, acompanhe neste artigo os primeiros passos para montar sua estrutura online.

Plataforma

A decisão de qual plataforma usar é uma das mais difíceis entre as pessoas que desejam ter um negócio online. Como base na loja, tudo que for construído e apresentado ao cliente será através da própria plataforma, por isso sua importância.

É essencial escolher uma plataforma flexível e de qualidade. Assim, poderá ser alterada sempre que for preciso e, mesmo assim, continuará sendo um ambiente agradável para o visitante.

Ø Qual o prazo de troca?

Geralmente as empresas costumam trocar a cada quatro anos. Mas isso dependerá exclusivamente das suas necessidades. No começo pense mais no que você precisa no momento atual:

· Plataformas gratuitas: Essas costumam ser mais limitadas e, geralmente, não permitem uma customização. Não são indicadas para quem deseja ter um negócio que realmente fará sucesso, pois a falta de identidade da estrutura online será um problema logo no começo.

· Código fonte aberto: Essas também são gratuitas, mas é necessário conhecimento para montá-la. Se você souber fazer é a melhor opção, mas existe a opção de contratar um profissional.

· Plataformas pagas: Essas dão mais oportunidade de customização e maior qualidade. O valor cobrado pelo domínio pode ser com um preço definido para uso anual/mensal ou até pela porcentagem da sua receita.

Ø Como funciona a hospedagem de sites?

A hospedagem de sites está relacionada com o servidor que disponibiliza e armazena os sites numa plataforma confiável na internet. Geralmente é oferecido alguns planos e a plataforma já oferece os modelos dos sites, e algumas permitem a customização.

Pagamentos

Você deve ter dúvidas, também, sobre como funciona os pagamentos com uma empresa online. É importante que saiba que existem 3 tipos de pagamentos e para escolher qual deles será o mais adequado para o seu negócio.

1. Intermediadores de pagamentos: Esse método é o melhor para quem está começando com o negócio virtual devido a sua simplicidade comparada aos outros métodos. Os intermediadores ajudam o empreendedor virtual assumindo os riscos de fraude.

2. Gateways: Essa solução é mais barata que a de intermediadores de pagamentos, mas é, também, um pouco mais trabalhosa. Nessa forma de pagamento o empreendedor virtual terá de lidar diretamente com problemas como fraude, por exemplo.

3. Interação direta: Se você já é mais experiente ou já sabe lidar mais com equipes dedicadas de desenvolvimento, essa pode ser uma boa opção, já que você terá controle total da negociação com o adquirente, sem precisar pagar outras taxas para intermediadores.

Marketing

Outra coisa que será essencial na montagem da sua estrutura online é, justamente, as estratégias de marketing que deverão ser usadas. Se você é novo(a) nesse tipo de negócio, é importante que entenda que sem o marketing digital sua empresa não terá muito crescimento.

Conheça as principais estratégias que deverão ser adotadas:

Ø Marekting de conteúdo: O marketing de conteúdo será o responsável pela sua credibilidade no mercado virtual. Quanto melhor trabalhado mais rendimento você terá.

Ø Redes sociais: São as formas mais baratas de compartilhar e alcançar mais pessoas na internet.

Ø E-mail marketing: O e-mail ainda é o canal de vendas mais eficaz para empresas. Por conta disso, não pode estar fora do projeto da sua estrutura online.

Espero que tenha gostado das orientações para a montagem do seu negócio online. Não deixe de nos acompanhar para não perder nada!