Reflexões — Capitulo 1 – A difícil decisão de escolher o que fazer da vida

Andressa Siqueira
3 min readJul 25, 2018

--

Todos já passaram por aquele momento crítico, que fica bem mais intenso perto dos 18 anos, que todos perguntam “ e ai, já decidiu o que vai fazer da vida?” Pra mim essa resposta parecia fácil na época, quero ser da área de tecnologia e mexer com computadores. Não sabia eu o que vinha pela frente.

Primeiro, escolher o curso de graduação! Existe vários cursos de graduação na área de tecnologia ( eu sei que existe nas outras áreas também porém aqui vou ficar focada apenas da na área de TI). Analista de sistema, desenvolvimento de sistema, técnico em segurança da informação, analista em segurança da informação, DBA e assim por diante. Isso por si só sempre causa grandes dúvidas em relação a que área seguir!

Pra ajudar, existe ainda as sub-areas! Analista e desenvolvimento de sistemas web, desktop, mobile e assim por diante! Algumas pessoas conseguem encontrar a sua área bem rápido, aquela que lhe faz bem porém outras demoram um pouco, e esse é meu caso!

Em aproximadamente 10 anos de carreira trabalhei fazendo várias coisas diferente : Desenvolvendo em várias linguagens, analisando, criando procedures e instruções SQL, criando chatbot, sistemas desktop, dando manutenção em sistemas web entre outros.

Apesar de todo apoio que sempre recebi na minha vida, estava perdida até a algumas semanas!

Sempre que alguém me perguntava do que eu gostava de fazer na área de tecnologia, Eu respondia que gostava de tudo e estudava sempre um pouco de tudo (o que era verdade!). Isso sempre me gerou uma certa frustação pois não sabia que caminho seguir e também devia gerar aquela impressão que eu não consigo ter foco e etc (como gerou em você agora não é verdade?).

Nesse ponto a minha curiosidade pra entender e aprender estava me atrapalhando muito e eu não percebi!

Apesar de ainda gostar de tudo um pouco e passar por quase todas as áreas, finalmente descobri o meu caminho. Qual área seguir! Ou melhor quais áreas! Kkkkk... E tem um motivo lógico ser mais de uma!

Um caminho principal que quero seguir é na área de DBA. Uma coisa que sempre amei fazer e fazia extremamente bem era mexer com banco de dados! Cara, pra mim é mágico porque números, números não mentem! Agora tô um pouco enferrujada ainda, o que me dá certa frustação pois a alguns anos atrás eu conseguia fazer umas querys muito louca em pouquíssimo tempo! Voltar a trabalhar com banco de dados depois ter já ter feito tanta coisa me ajudou a ver e decidir!

Outra área que vou seguir é a de inteligência artificial. Além de achar fascinante, tenho meu projeto Poran e quero levá-lo pra frente e pra Isso, preciso aprender mais sobre IA.

De todas as áreas da TI, sobrou apenas duas na minha lista! Como equilibrar?!

Meu maior enfoque nos estudos será na área de banco de dados, os motivos :

• Quero melhorar meus conhecimentos na área

• Quero melhorar a qualidade e rapidez da entrega do meu trabalho na empresa que estou

• Quero pode montar o melhor banco de dados do mundo pro meu projeto



Continua nos próximos capítulos...

--

--

Andressa Siqueira

Eng. Eletricista com ênfase em Sistemas e Computação pela UERJ e mestre em Sistema e Computação pelo IME. Contato https://www.facebook.com/AndressaSiqueiraBr/