Reflexões — Capítulo 9 — Não deixe que nada abale sua saúde mental.

Andressa Siqueira
4 min readAug 7, 2019

--

Hoje estou aqui escrevendo de um assunto sério e não técnico… pelo menos pra mim…

Durante o início da faculdade, por conta dos estresses, preocupações entre outros fatores, eu desenvolvi uma gastrite nervosa. A gastrite nervosa, também conhecida como dispepsia funcional, é uma doença do estômago que, apesar de não causar inflamação no estômago como a gastrite clássica, também provoca sintomas como azia, queimação e sensação de estômago cheio, e surgem devido a questões emocionais, como stress, ansiedade e nervosismo.

Eu passava mal direto, indo pro hospital com dores horríveis logo após algum acontecimento que mexesse com o meu emocional… a um ponto onde eu passava mal se eu ficasse muito feliz e agitada. Era uma merda!

Fiz todos os exames possível e nunca apresentou nenhuma inflamação no meu estomago. Até escutei uma vez de um péssimo gastroenterologista que eu devia simplesmente me acalmar e não arrumar problemas que tudo passaria!Alguém já viu pobre conseguir não ter problemas ou aborrecimentos pessoal?

Bom, levei bastante tempo, mais de 2 anos para “controlar” a minha gastrite… Diminui a quantidade de besteira se comparar com a quantidade que comia antes na faculdade, até porque em casa, minha mãe sempre fez questão que comêssemos de forma que besteiras, só no final de semana e olhe lá!

Passado um tempo, entrei em um emprego que esteva me levando ao auge do meu cansaço físico e mental. Eu dormia muito pouco, me aborrecia muito, era um local onde me sentia um zero a esquerda… Tudo era difícil lá.

Como eu já conseguia controlar a minha gastrite e até mesmo tomava os remédios nos primeiros sintomas, eu desenvolvi um outro tipo sintoma nervoso que era ativado ao sinal de muito estresse, ou aborrecimento… A enxaqueca…

Nossa, é muito ruim quando eu tenho as crises… convivo com ela a quase 2 anos. Não adianta tomar só o remédio, para ela pelo menos aliviar, muitas vezes eu tenho que parar, ficar num lugar escuro, de preferência sem barulhos e dormir… Isso algumas vezes faz a dor sumir, outras vezes só alivia a dor a ponto de ela se tornar suportável.

Na última segunda (05/07/19) tive mais uma crise, simplesmente porque:

  1. No horário do almoço conversei com a pessoa que me contratou, para um freela, falando que eu estava com dificuldade em consegui concluir a tarefa. Após conversar um pouco, falei que era melhor ela passar a tarefa para o pessoal que já fazia freela com ela e que já conhece melhor o sistema que eu… Marquei uma reunião com ela as 20h… e eu ia falar que ela podia usar o que eu havia enviado a ela e que eu nem cobraria nada, pois tinha noção que aquilo não era quase nada perto de tudo que havia pra ser feito.
  2. Após sair de uma entrevista de emprego parei pra pensar em todas as responsabilidades que tenho, o fato de querer ajudar mais dentro da minha casa e da casa dos meus pais também (eles fizeram tanto por mim e tenho a sensação que não consigo retribuir nem 1%), os problemas que eu estava encontrando para terminar um freela que eu tinha consigo e por conta disso, não consegui cumprir o prazo e etc, etc, etc…

Acabei dormindo no sofá da sala mesmo.. a última vez que me lembro de ter olhado o relógio era 18 e alguma coisa…. me lembro de ter pensado, vou tirar um cochilo rápido porque ai a dor vai aliviar e eu consigo fazer a reunião que tenho as 20h…. Bom, só me lembro de ser acordada as 21h e alguma coisa pelo meu esposo, preocupado comigo pois sabia que eu não tinha comido nada…. Cara, tava difícil ficar com o olho aberto…a dor não tinha aliviado quase nada…. bom, comi um pouco, e fui dormir cedo… coisa que eu não costumo a fazer…. e só acordei as 10h do dia seguinte.

Mas porque estou falando tudo isso???

Para te falar, te pedir na verdade… que não deixe um ambiente de trabalho ruim ou pessoas tóxicas abalarem sua saúde mental… não desejo nada do que contei ai em cima nem para os meus inimigos…. rsrs

Se a situação no trabalho ta ruim, chega em casa e converse, vê se você tem a possibilidade de sair e ficar um tempo em casa ou de arrumar alguma outra coisa que lhe traga um pouco mais de tranquilidade mesmo que você ganhe pouco, faça!

Se você tiver, no seu circulo familiar ou de amizades alguém tóxico, que só te põe pra baixo, que te estressa muito e etc…se afaste dela o mais rápido possível.

Procure ajuda médica sim! Procure um psicologo ou psiquiatra… Eles não sou só para pessoas com algum tipo de doença mental…. Eles, junto com você, vão te ajudar a entender melhor o que você sente, o porque você sente e com isso, você provavelmente terá menos alterações bruscas de humor e etc…

Vai ler, aprender coisas novas, fazer hobbies e se divertir ajudam a manter a cabeça ativa e livre de pensamentos negativos ou preocupações excessivas.

Quando eu descobri que tinha gastrite nervosa, por n mil motivos, não procurei a ajuda de um psicologo ou psiquiatra e até uns 2 anos atrás, eu me orgulhava de quase não ter crise..até começar a ter enxaquecas… Talvez se eu tivesse procurado lá trás essas ajudas, eu não teria um novo sintoma, eu tivesse conseguido fazer o freela, eu conseguisse estudar mais e com mais qualidade principalmente…. Talvez eu fosse uma pessoa e uma profissional melhor.

Eu demorei um pouco, tipo uns 12 anos, mas aprendi…

SE CUSTA A MINHA PAZ, ENTÃO É MUITO CARO!

--

--

Andressa Siqueira

Eng. Eletricista com ênfase em Sistemas e Computação pela UERJ e mestre em Sistema e Computação pelo IME. Contato https://www.facebook.com/AndressaSiqueiraBr/