Quer ter sucesso? Veja como você pode encurtar o caminho

Todos nós queremos ter mais sucesso. Mas tudo o que você lê sobre como chegar lá parece ser toneladas e toneladas de trabalho. Não existe algum meio de atingir o sucesso que seja cientificamente comprovado e que seja um pouco mais… divertido? Tem sim!

Shawn Achor é um autor do best-seller chamado The Happiness Advantage (a vantagem da felicidade, em tradução livre) e, durante anos, ele esteve em Harvard estudando justamente isso: a felicidade. Ele inclusive fez um ótimo TED Talk, em nossa opinião, um dos melhores.

Mas o que tem de tão especial no trabalho de Shawn? Sua pesquisa mostra que sucesso não traz felicidade — felicidade traz sucesso.

Seu estudo basicamente focou no que as pessoas realmente felizes fazem (ou fizeram) e que a grande maioria das pessoas não faz. Aqui está um depoimento dele:

Quando se procura por um padrão, geralmente excluímos da pesquisa os “pontos fora da curva”. Mas em minha pesquisa, foram justamente eles os estudados agressivamente. Nós tentávamos entender o porquê de uma equipe inteira de vendas ter números baixos enquanto dois ou três indivíduos vendiam como loucos. Olhamos também para uma escola em um bairro pobre de Chicago, aonde as notas estavam muito abaixo da média nacional, mas havia dois ou três estudantes cujas notas eram altíssimas. Estudando esses “pontos fora da curva”, tivemos condições de levantar informações não como pessoas com baixa performance podem elevar-se a um ponto acima da média, mas como pessoas passam de medíocres a superioras.

Shawn acredita (e sua pesquisa mostra que ele tem razão) que você pode fazer certas coisas para ser mais feliz. E ser mais feliz fará com que você tenha mais sucesso.

Todos nós almejamos algumas coisas que — acreditamos — farão de nós mais felizes. Ser promovido, ganhar um aumento, perder 10kg. Mas a pesquisa de Shawn mostra que isso não é verdade. Ao alcançar um desses objetivos, você fica feliz por algum tempo, mas logo estaremos olhando para novos objetivos (uma outra promoção, um outro aumento, perder mais 10kg).

O que o estudo de Shawn Achor concluiu é que você precisa inverter a fórmula e focar em aumentar sua felicidade, pois isso fará com que seu sucesso aumente por consequência.

Leitura recomendada: A Estrada Não Trilhada

Se nós pudermos fazer alguém aumentar seu nível de otimismo, aprofundar sua conexão social ou aumentar a felicidade, ocorre que o resultado de absolutamente todos os testes profissionais e educacionais que conhecemos irá melhorar drasticamente. Você pode aumentar seus níveis de sucesso pelo resto de sua vida e seu nível de felicidade terá pouco aumento, mas se você aumenta seu nível de otimismo e felicidade, seus níveis de sucesso vão aumentar drasticamente comparando-se ao que iria aumentar caso você se mantivesse neutro, negativo ou estressado.

A empresa MetLife, grande seguradora de abrangência mundial — inclusive no Brasil — se interessou pelo estudo de Shawn, e resolveu fazer um teste com suas equipes de vendas: passou a contratar pessoas baseando-se no otimismo das mesmas. E pessoas muito otimistas eram contratadas mesmo se fossem mal nos “testes de aptidão padrão”. Qual foi o resultado?

O grupo otimista teve um aumento no número de vendas de 19% comparado à equipe anterior no primeiro ano, e 57% no segundo ano.

Ser otimista e manter sempre que possível uma atitude positiva irá encurtar seu caminho para o sucesso. Mais algumas dicas de Shaw Achor para que o caminho seja ainda mais curto:
Aprofunde-se em suas relações sociais do dia-a-dia: mostre às pessoas que você realmente se importa com elas;
Veja problemas como desafios, e não como ameaças: problemas são SEMPRE formas de conseguir destaque. Não tenha medo deles, encare-os;
Se o dobro de trabalho chegar até você, dobre também sua quantidade de interações sociais: ficar trancado em casa não vai lhe ajudar em nada. Se o dobro de trabalho apareceu para você, dobre as vezes que você sai de casa com seus amigos;
Envie um e-mail agradecendo alguém por algo, todas as manhãs: a gratidão também nos traz felicidade;

O que achou das dicas de Shawn Achor? Que tal testá-las?