Os groselheiros e os intelectualóides

Ísis Leocádio Ruiz
2 min readJul 16, 2020

--

Não entendo de onde vem o estereótipo de que os alunos da FFLCH são pseudo cultos, se vangloriam por ler o cânone, etc

Todo post no grupo da letras é nossa atrasei o ead pra ler percy jackson. nossa vou maratonar rupaul. Uma verdadeira competição de quem consome mais groselha. E tudo bem consumir a groselha metafórica também mas meu deus que necessidade de se afirmar humilde??? Olha eu faço letras e escrevo bolacha crem craquer??? Pode falar que tá lendo Hegel também nem todo mundo vai desfazer amizade por isso (nem todo mundo)

Os discursos estão sempre se sobrepondo. Em 1º nível a suposta massa inculta incapaz de ler Machado. Em 2º nível os supostos intelectualóides que se acham por ler Machado. Em 3º nível os universitários groselheiros que detestam intelectualóides. Em 4º nível quem acha que o discurso groselheiro já tá virando senso comum e ficou de saco cheio disso. Assim continuamos ad infinitum

Às vezes, quem tá no 3º nível olha pro 4º nível e acha que a pessoa do 4º nível na verdade tá no 2º nível

Daí a pessoa se aproxima, com doçura nos olhos, e oferece o argumento: “Mas sabia que a Luciana de 14 anos que estuda na escola estadual não vai achar Machado acessível?” (o recurso argumentativo do pobre imaginário. sempre ele)

Quer dizer que uma pessoa jovem com pouco grau de letramento vai ter dificuldade lendo os clássicos? Sim, provavelmente, concordo com você! Mais eis o pulo do gato: você não é uma dessas pessoas, uspiano filho da mãe!!!

Uma amiga no twitter comentou e eu endosso: a pseudofarofagem anda de mãos dadas com o cospobre. Nenhuma dessas coisas desafia o status quo e lamber a bunda do Adam Sandler é menos ousado do que você imagina

--

--