O jornalismo literário está mais vivo do que nunca: voltamos ao ar!!
Um ano se passou desde a última postagem no site. Problemas de saúde na idealizadora motivaram uma pausa brusca em todo o nosso trabalho. Quando eles enfim se dissiparam, ainda passamos um tempo “na moita”: voltamos à estaca zero, repensando todo o nosso plano. Convocamos novos membros para caminhar com a gente. Ao longo do primeiro semestre de 2016, foram muitas mensagens trocadas, dias solitários diante do PC e dias barulhentos ao som das vozes e ideias de cada um. Dias passando calor numa praça gravando vídeo institucional, noites desenvolvendo o site.

Até que no dia 6 de agosto, voltamos ao ar com um evento no Container & Cultura Café Bar, na nossa cidade, Belém-PA. O tema: “A cultura do Pará vista pelo Brasil e pelos próprios paraenses”. Uma oportunidade de refletir sobre a maneira com que nosso Estado é falado pela mídia e de discutir as políticas públicas para cultura no Pará. Uma porta de entrada para o objetivo da Interage: compartilhar a identidade da região Norte para todo o país.
Contamos com a presença dos Professores Doutores Valcir Bispo dos Santos e Ana Flávia Mendes Sapucahy; do ator, historiador e coordenador do programa de formação de arte-educadores da Unipop, Alexandre Luz; do mestre em jornalismo literário Guilherme Guerreiro Neto e da jornalista ativa no meio cultural Vivianny Matos.
Você pode ver mais fotos do evento aqui.
Aparecemos na maior agenda cultural online de Belém, nos dois maiores jornais impressos do Pará (Diário do Pará e O Liberal), no Portal ORM e no blog Holofote Virtual. Foi uma repercussão emocionante para todos nós! Mais emocionante ainda foi ouvir os elogios das pessoas gostando do nosso projeto.
E se você também gostou, seja bem-vindo ao Interage (ou à Interage!). Somos dez pessoas amando o jornalismo literário. E estamos só começando.
Originally published at revistainterage.com on August 7, 2016.
About Nayra Wladimila
Inventei de ser jornalista porque me divertia fazendo revistas na infância e hoje insisto na profissão por teimosia e amor bandido. Sou dona da Interage e acho estranho falar “do Interage” para concordar com a palavra “site”. Mais estranha ainda só eu mesma, pois vou ao bar para comer o tira-gosto e conversar ao invés de beber, prefiro esperar um filme passar na televisão do que abrir o Netflix e lavo a louça ouvindo rock psicodélico. Email: wladimila@gmail.com