3 recursos de gamificação que você pode começar a usar hoje

A essa altura do campeonato, você já sabe que a gamificação pode fazer a diferença a favor do seu negócio. Se você eventualmente ainda tem alguma dúvida a esse respeito, dê uma olhada rápida nesses dados:
51% das pessoas se sentem mais desafiadas a completar uma tarefa quando existe um ranking
A produtividade dos funcionários registra um aumento médio de 40% com o uso de alguma plataforma gamificada
Quando o assunto é treinamento corporativo, a retenção do conhecimento é 79% maior quando se usa a gamificação
Ao contrário do que se imagina, gamificar alguma coisa não deve ser algo complicado. Que tal testar três recursos poderosos da gamificação para perceber, na vida real, o quanto essa ferramenta pode ajudar na motivação de toda a equipe?

1. Rankings
Basicamente, qualquer coisa pode ser ranqueada. O barato dos rankings — sejam eles qualitativos ou quantitativos — é que eles trabalham com a chamada motivação intrínseca das pessoas, ou seja, o tesão de competir pelo prazer inato de participar de uma competição.
Aplicado ao mundo dos negócios, esse espírito esportivo pode ser a diferença entre um funcionário motivado e um funcionário desmotivado.

2. Pontuação
É difícil convencer seu filho a largar a televisão e dar umas pedaladas no parque? Se ele ganhasse pontos a cada rolezinho que fizesse com a bike, as coisas ficariam mais fáceis, não? É justamente o que propõe o Zamzee, uma iniciativa apoiada pelo governo americano com o objetivo de diminuir a obesidade infantil.

3. Badges
Os tais badges nada mais são do que distintivos que você pode oferecer a quem cumpre determinada tarefa. De uma forma geral, os badges servem para premiar um comportamento que você julgue importante. Você oferece uma distinção a quem demonstrar consistência ou qualidade, por exemplo, no cumprimento de uma atividade. Por exemplo, o funcionário João possui o badge Ligeiro porque ele é o membro mais rápido na entrega dos trabalhos — note que, nesse caso, você está interessado em induzir esse tipo de comportamento na sua equipe.

ps: não faz a menor ideia do que seja gamificação, mas está a fim de conhecer melhor a parada? Uma ótima porta de entrada no tema é o vídeo do Gabe Zichermann, um dos maiores especialistas do mundo no assunto.

Saiba mais em skoregame.com.br