Bancos estão entre os maiores devedores da Previdência

Sabe quais são eles? Caixa Econômica, Bradesco, Banco do Brasil e Itaú Unibanco.

A dívida acumulada por várias empresas com a Previdência Social é de R$ 426,07 bilhões. Isso é quase 3 vezes o valor do suposto déficit que o governo afirma existir (que é de R$ 149,7 bilhões) nas contas do sistema. Por que, em vez de reduzir o valor e dificultar a sua aposentadoria, o governo não vai atrás desse dinheiro?

Além de quatro dos maiores bancos do país, estão na lista também a mineradora Vale e a JBS, dona da Friboi. As justificativas dessas empresas para não pagar essas dívidas vão da contestação de cobranças geradas por processos movidos por funcionários, tentativa sem sucesso de pagamento com créditos acumulados na Receita Federal a discussões sobre temas previdenciários na Justiça. Algumas decidiram simplesmente não comentar a questão.

Também estão na lista companhias que já faliram como a Varig, a Vasp, o Banco do Ceará (Bancesa) e a TV Manchete, além de empresas públicas e privadas, fundações, governos estaduais e municipais, num total de mais de 500 nomes. O levantamento foi realizado pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, órgão responsável pela cobrança dessas dívidas.

Show your support

Clapping shows how much you appreciated soalutategarante’s story.