O perfil multi-tarefas morreu

Já conheci várias pessoas que se gabam dizendo que conseguem fazer várias coisas ao mesmo tempo… Sabe o que na verdade acontece? Não fazem nenhuma delas bem feito.

O perfil multi-tarefas está morto. Na expectativa de concluir mais de uma coisa ao mesmo tempo o que acaba acontecendo é que você se propõe a terminar algo, em seguida pula pra outro galho, e pra outro, e pra outro… A valiosa concentração necessária para terminar bem aquela primeira tarefa se foi.

Dizer que é multi-tarefa não faz sentido. Experimente fazer apenas uma coisa de cada vez! Aproveite suas ações, curta os momentos e as tarefas e projetos que você se propõe a concluir.

Na real, somos mestres em auto-sabotagem… Este tal perfil multi-tarefa é na verdade usado para fugirmos das pedras realmente grandes que estão no nosso caminho, uma mera desculpa.

Se quer mesmo ser uma pessoa que faz, que conclui, não se permita ser um multi-tarefa. Se o projeto ou a ação está grande ou difícil demais, vá mais fundo! Se precisar dar uma pausa: respire fundo por alguns minutos, mantenha a atenção no ar entrando e saindo do seu corpo… Se precisar, faça uma caminhada na sua casa, na rua ou mesmo no seu escritório… Mas não pule pra outro galho antes de concluir o que se propôs a terminar.

Uma das maiores fontes de perda de produtividade é tocar mais de uma vez uma ação! Se começou, persista e termine.