A beleza do grotesco

Paula Soares
4 min readJul 1, 2018

--

THE WING — Xooang Choi

O termo “grotesco” deriva da palavra italiana “grottesco” (de gruta, cova ou caverna), seu sentido originário expressa aquilo que é próprio de uma gruta, derivando esse significado do período a arte do Renascimento italiano, onde na cidade de Roma existia o Domus Aurea, um palácio construído por Nero, um dos imperadores do império romano, após o incêndio de Roma.

Durante o Renascimento, os moradores de Roma não sabiam que esse lugar se tratava do palácio de Nero, e se referiam a ele como “as grutas romanas. Assim, alguns artistas renascentistas se sentiram atraídos por esses lugares e imitaram a decoração das grutas em suas obras, como Rafael, Boticelli e Miguel Ángel, muitos destes artistas foram contratados parar pintar os tetos e paredes de igrejas com ornamentos grotescos, esses sendo alguns elementos da arte grotesca: plantas, frutas, animais e seres mitológicos, se caracteriza pela criação de universos fantasiosos, cheios de seres humanos e não-humanos, fundidos e deformados.

A forma “grotesco” ao qual nos referimos a algo geralmente, compõe o contexto do conceito do mesmo, que pode ser algo, relativamente, fora do padrão associado a o ser humano, algo deformado ou fora do comum, sendo desta forma considerado numa escala de intensidade, do estanho/anormal, ao ridículo ou horrendo, assimilando ao grotesco.

Xooang Choi

THE ISLET OF ASPERGER TYPE-Ⅶ — Xooang Choi

Xooang Choi é um artista escultor da Coréia do Norte, onde possui uma identidade um tanto quanto desconhecida, o coreano não possui muitos retratos, igualmente a sua biografia. As teses diante suas artes podem se consideradas reflexos sobre o lugar que nasceu e seus históricos diante o estudos e enriquecimento o urânio, violando os direitos humanos, já que pode ser usado para a construção de armas nucleares.

O trabalho de Xooang Choi pode ser considerado retratos grotescos sobre deformações humanas, buscando não necessariamente uma arte finalizada ou perfeita, mas a representação da dissociação com condições normais.

THE ONE — THE ISLET OF ASPERGER — THE ENTANGLED COUPLE
THE NOISE

Hannibal — Série

Hannibal — serie

De acordo com a Série Hannibal, que conta a história do psiquiatra canibal, Hannibal Lecter, onde o protagonista é um serial killer que mata suas vítimas e se alimenta das partes do corpo das mesmas. Existe uma estética particular em seus assassinatos e algumas referências externas sobre a disposição dos cadáveres e sua forma elegante de expor os mesmos, um conflito entre o belo e o grotesco, no súbito de um assassinato.

Algumas mortes possuem ligação a vida das vítimas antes de sua morte, influenciando em como os corpos destas foram depositados em locais a espera dos agentes que fossem estudar o caso.

Em hannibal, todo o ambiente da série possui uma identidade única e muito bem construída, onde a iluminação das cenas e cenário criam as sensações especificas para o público que assiste. A série pode ser uma extensão atualizada do filme “O Silencio dos inocentes” ( 1991), onde conta a história de um Serial Killer chamado de Dr. Hannibal Lecter, onde uma Agente do FBI pede sua ajuda para prender outro Serial Killer, baseado no livro homônimo publicado em 1988 por Thomas Harris.

The Silence of the Lambs

--

--

Paula Soares

Recifense , Ilustradora, Product Designer, Pesquisadora e Mestranda em Design no C.E.S.A.R. — Instituto de Inovação.