Image for post
Image for post
www.pixabay.com

A falta de aleitamento materno e o uso indiscriminado da mamadeira são assuntos que, durante toda minha carreira profissional, venho explorando incansavelmente, seja no consultório, durante palestras, ou quando envolvida em projetos.

O assunto é sério e repercute por toda a vida adulta. Todos já ouviram falar que crianças alimentadas no peito são mais saudáveis e correm menos riscos de doenças do que as que recebem outro tipo de alimentação nos primeiros meses de vida. …


Image for post
Image for post
www.pexels.com

É claro que a escolha de amamentar ou não é da mãe, e sua vontade deve ser respeitada. Mas é importantíssimo que ela esteja informada e consciente das inúmeras vantagens do aleitamento materno para ela e para o bebê.

Vou citar apenas algumas vantagens para a mãe, entre inúmeras:
1. aumenta o vínculo afetivo com o filho
2. previne complicações hemorrágicas no pós-parto
3. facilita a regressão uterina ao seu tamanho normal
4. auxilia como anticoncepcional
5. diminui o risco de câncer de mama e de ovário
6. ajuda na prevenção da osteoporose, e
7. AJUDA A EMAGRECER

As reservas…


Image for post
Image for post
www.unsplash.com

O leite materno é, realmente, um líquido precioso que precisa ser promovido e estimulado.

Como se fossem poucos os benefícios da amamentação para o bebê e para a mãe, ainda tem esse plus: sim, as crianças que mamam no peito são mais inteligentes. A amamentação estimula o desenvolvimento cerebral.

Estudos mostram que o conteúdo de mielina, que é o elemento chave para o crescimento do tecido nervoso, aumenta em proporção à duração da amamentação exclusiva. Os amamentados têm um maior desenvolvimento em zonas fundamentais do cérebro (ressonâncias magnéticas foram efetuadas durante o sono e verificaram essa mudança).

A quantidade de…


Image for post
Image for post
Photo by Jordan Whitt on Unsplash

Podemos escolher a hora para amamentar? Podemos escolher o tempo para deixar a torneirinha aberta para a saída do leite? Podemos regular o fluxo do leite? Amamentar é simples? É cansativo, fácil, indolor?

Vamos entender um pouco como tudo funciona, sobre o que seria o “Ato de amamentar” e o que seria o “Significado de amamentar.”

Ato é Ação, e Significado é Valor.

O ato de amamentar é simples: boca do bebê sugando o peito, como vemos em fotos e vídeos de todas as cores e tamanhos. Não mencionei “ao vivo” porque ainda é tímido o empoderamento das mulheres para…


Image for post
Image for post

Quanta dúvida ainda existe sobre qual a melhor posição para o bebê dormir. Onde quer que seja, no berço, ou mesmo na cama compartilhada. Sempre temos que lidar com mudanças…Ah!!! constantes mudanças, isso porque há algum tempo a orientação era outra, diferente do que se defende hoje.

Sabemos que hoje a posição correta de dormir é de barriga para cima, e vamos entender melhor o porquê:

Após diversos estudos envolvendo vários países e milhares de crianças, foi comprovado que dormir de barriga para cima reduz em até 70% o risco de Síndrome da Morte Súbita do Lactente (SIDS).

A morte…


Image for post
Image for post
www.pexels.com

Breast-feeding; allaitement maternel; Stillen; borstvoeding; menyusui; l'allattamento al seno; amning; grudnoye vskarmlivaniye…

AMAMENTAÇÃO — tantas formas de se escrever, tantas cores de peles, variadas feições, inúmeros trajes, diferentes climas, diversos costumes e culturas...e uma única forma de se realizar, um único gesto, o mesmo sentido, pelo mesmo motivo, instinto enraizado, fortalecimento do vínculo, amor!

Importante repensar a insubstituível nutrição que o leite materno confere ao lactente.

No útero, a criança recebe tudo de que precisa para o seu desenvolvimento e crescimento através do sangue que chega pelos vasos umbilicais do organismo materno. Nesse oásis, ela fica banhada pelo líquido amniótico…


Image for post
Image for post
www.pexels.com

Vamos aos segredinhos?

Nada de brinquedos caros!

Especialistas renomados explicam que, para os pequenos sorrirem, é preciso muito pouco. Vamos conhecer a simplicidade de alguns segredos e plantá-los:

Criação com apego e afagos

Segundo neurocientistas, há comprovação de que o carinho dos pais, recebido na primeira infância (período entre 0 e 5 anos), é o grande responsável por reações cerebrais, às vezes só manifestadas na vida adulta. “Receber ou não carinho modifica para sempre como o cérebro vai reagir diante do estresse e da frustração”.

Mais emoções verdadeiras

Tínhamos a ideia de que as crianças de hoje fariam parte de uma geração mais feliz, mas a depressão e…


Image for post
Image for post
Imagem: www.pixabay.com

Realmente esta é uma preocupação relevante para os profissionais da área da saúde, mas ele não pode desconhecer os mecanismos de ação de tais drogas.

Caso haja a necessidade de alguma delas, quer seja um anestésico, analgésico, anti-inflamatório ou antibiótico, o profissional precisa fazer um estudo de seus riscos e benefícios, pois pode ser danoso ao feto, dependendo da dosagem administrada, e da época da gestação.

Antigamente acreditava-se que o útero era como uma caixa forte que guardava o feto a sete chaves, com uma trava de segurança inviolável. …


Image for post
Image for post
Crédito: Dmitry Ratushny

A árvore cresce enquanto o tronco é flexível

Toda e qualquer transformação deve acontecer no período inicial da vida. Temos essa oportunidade diante do “ser essencial ou autêntico” que é o bebê, o qual nasce com uma esquisita capacidade de AMAR. Aproveitemos essa fase com muita dedicação e amor, pois é exatamente disso que ele precisa para amar e escrever uma bela e verdadeira história.

Homens e mulheres, todos nascemos de dentro da barriga de uma mãe. É de se supor que essa mesma mãe seja a responsável por nutrir, amar, acarinhar, proteger, confortar, tranquilizar, amparar e cuidar desse filho/bebê…

Sobre Amamentar

Dra Sônia Bongiovani | www.sobreamamentar.com Odontopediatra e Consultora em Amamentação

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store