Como tecnologias exponenciais e competências humanas se unem em um horizonte comum

Social Good Brasil
Jul 8 · 4 min read
A nossa sinergia é a união das competências humanas com as tecnologias exponenciais — e os dados — como um meio para chegar em horizontes comuns. (Imagem: Social Good Brasil).

Sinergia é a ação de um grupo de pessoas para realizar um objetivo comum. Sinergia é cooperação, aliança, amizade. Sinergia é olhar para um horizonte compartilhado.

A vida feita de sinergias; é costurada pelas pessoas que conhecemos e as conexões que surgem dessas combinações. A combinação em que acreditamos une tecnologias exponenciais e competências humanas.

(Queremos te contar como isso funciona…)


Competências humanas têm a ver com a soma de valores coletivos dentro de cada indivíduo. É exatamente a junção de habilidades que olham para o bem-estar das pessoas e enxerga as desigualdades que existem — e muito! — no mundo. E então, com esse olhar, surge o pensamento: como transformar essas realidades positivamente?

Aí entra a inovação social, que traz à mesa questões delicadas e pensa em soluções para problemas reais de milhares, até milhões, de seres humanos. Inovar de maneira humana é agir e, ao agir, ter sempre o intuito de falar das diferenças com respeito, olhar o diferente com empatia. É acreditar que a soma de pontos de vista constrói novas perspectivas e nutre lugar para o diálogo. E, além disso, é encontrar ferramentas que criem sinergia, que inspirem ação coletiva.

Quando a faísca das conexões entre pessoas gera um pensamento e esse pensamento se torna uma ação, chegamos ao comportamento humano inovador. A sinergia que gera movimentação por mais inclusão, igualdade, respeito, equidade e encontram maneiras de dialogar, compreender realidades, buscar novos olhares e agir por um propósito comum: uma vida melhor para todo mundo.

Quando falamos em conexões, podemos pensar em sinapses, abraços, conversas e mais tantas formas de conexões humanas. Mas, inevitavelmente, no mundo de hoje o que mais vai vir à tona são as conexões tecnológicas: desde conectar-se ao wi-fi até colocar o computador na tomada, acessar seu e-mail ou fazer um backup na nuvem. Afinal, a internet permitiu conexões intercontinentais e interpessoais incríveis. Então, podemos falar de tecnologia inclusive no que diz respeito a conexões entre pessoas, proporcionando encontros, aproximações e formas de ligação. (Pense naquele amigo que você não vê há anos, mas consegue conversar por mensagens ou fazer uma ligação por vídeo).

Então, o que melhor do que a tecnologia para criar conexões entre pessoas? Vem aí, vamos conversar.


Quando falamos de tecnologia, muitas vezes pensamos em como pode ser difícil entender um código de computador, que ela pode roubar nossos empregos e estar invadindo a nossa privacidade — já viu o documentário Privacidade Hackeada do Netflix? Ou, pior, pensamos que tecnologias e internet ainda são pouquíssimo acessíveis a grande parcela da população mundial, que por vezes vive sem energia elétrica, saneamento básico e insumos urgentes para uma vida digna. Nesse contexto de problemas custosos, complexos e essenciais à sobrevivência e qualidade de vida, como a tecnologia pode ajudar?

Bom, vamos lá. Se sinergia é a força da ação coletiva e da cooperação, a nossa sinergia — do SGB — é a união das competências humanas com as tecnologias exponenciais — e os dados — como um meio para chegar em horizontes comuns. Isto é, utilizar dados e tecnologias como ferramentas para endereçar e desafiar essas barreiras sociais tão presentes.

Os dados já são utilizados para auxiliar na gestão do governo e proporcionar tratamentos de saúde mais inclusivos, no monitoramento e prevenção de desastres ambientais, na prevenção de crimes, controle de epidemias e várias outras iniciativas que visam a gerar impacto positivo.

Há também o blockchain sendo utilizado no desenvolvimento de uma cultura de consumo afrocentrado e para serviços financeiros de um ecossistema de afroempreendedorismo, a inteligência artificial usada para incentivar a cidadania e fiscalização de governantes pela população e a realidade virtual na reabilitação neurológica de pessoas com lesão na medula.

Se as tecnologias exponenciais podem fazer sentido e serem instrumentalizadas para ajudar a vida inclusive de quem não é programador ou cientista de dados, da mesma forma as competências humanas não são valores apenas para quem trabalha com impacto e inovação social ou é ativista por alguma bandeira. Nessa união de pessoas, causas e possibilidades, já vimos criações e soluções incríveis sendo postas em prática — e quantas mais ainda serão criadas quando os pontos certos forem conectados?

Nós unimos esses pontos. Juntamos as pessoas da tribo tech e da tribo de impacto social positivo, startupeiros e o empresariado corporativo, quem é ativista por uma causa há anos e quem está criando curiosidade neste momento. Juntamos pessoas de diversas etnias e cores, religiões e crenças, gêneros, contextos sociais e realidades. E queremos cada vez mais diversidade e pluralidade no nosso público.

Nós unimos esses pontos ao criar um encontro que possibilita conexões.


A oitava edição do Festival SGB, o maior evento de inspiração para impacto positivo no país, está com as inscrições abertas. Você pode garantir sua vaga por meio de uma doação — num valor que ache justo! — e participar de experiências memoráveis. Sua presença será muito importante para nós.

Use a sua força interna para transformar realidades. Venha ser parte da sinergia de ser humano numa era de tecnologias exponenciais.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade