Porque sua empresa deve estar na internet

Antes de qualquer coisa, leia esses números:

  • ­ 51% das empresas brasileiras possuem um site próprio.
  • ­ 45% das empresas com até 49 funcionários possuem site.
  • ­ 72% das empresas com 50 a 250 funcionários possuem site.
  • ­ 13% estão na internet por meio de um site que não lhe pertence.
  • ­ 27% dos sites empresariais oferecem suporte pós venda.
  • ­ 52% apresentam catálogos de produtos e/ou listas de preços.
  • ­ 10% incluem dispositivos de pagamento online.

Fonte: Sebrae

De início já deu pra perceber que o mercado digital ainda tem muito para crescer, pois 51% das empresas possuem site próprio, porém a cada ano esse número aumenta e cada vez mais crescem as empresas que se preocupam em estar no mundo digital.

Outro ponto interessante é que hoje em dia, poucas pessoas não estão conectadas, poucas mesmo, e com a evolução da tecnologia, sendo principalmente com a evolução dos smartphones a tendência é que o número de pessoas conectadas aumente muito, ou seja, aquela famosa frase “Quem não é visto não é lembrado” serve bem para empresas que não estão na internet.

Antes do boom da internet, como as empresas fariam para divulgar sua marca? Elas usavam TV’s, rádios, Outdoor, etc, e na verdade hoje ainda é muito utilizado esses meios de comunicação, pois sempre deram resultados e continuam dando, porém o preço de publicidade e propaganda desses veículos de comunicação é bem alto.

Com a vinda internet, isso ficou bem mais em conta, e com a maior parte da população conectada, melhor ainda. Hoje, uma empresa, pode além poder criar um site próprio que é muito importante, pois é o único local, que ela tem total controle do que é publicado, os outros meios, como sites de terceiros, blogs, mídias sociais, são ótimos lugares para divulgar sua marca e sua empresa.

Claro que, nenhum investimento sem ter o mínimo de estratégia e objetivo não trará resultados positivos, nesse caso, mesmo pela internet que é um meio mais barato para divulgar sua empresa, você precisa estabelecer métricas para investir seu dinheiro.

Não entraremos no detalhe de como deve ser feito isso, pois cada empresa tem seu objetivo, porém em outro artigo daremos mais detalhes sobre como melhor utilizar a internet para divulgar sua empresa (Fique ligado em nosso blog!), e este artigo focará na importância de estar presente na internet.

Então, para ficar mais fácil a leitura, vamos listar os pontos que consideramos mais importantes para justificar sua presença na internet:

1. Facilidade de ser encontrada

Esse ponto é importante porque em muitos casos, um possível cliente quer saber o endereço da sua empresa, telefone, contato de email, ou saber sobre os serviços ou produtos que a mesma oferece, então, nada como ter um site ou sua página na rede social para facilmente ele te encontrar.

Vamos dar um exemplo prático: A busca no Google é muito eficiente, imagine o cliente digitar no Google “Onde encontro tal produto ou serviço” e o Google traz como resultado o link do site da sua empresa e ele entra no site e efetua uma compra. É uma maravilha não é? Não é tão simples chegar nesse patamar, porém é possível e enquanto você está lendo esse artigo, existe alguém fazendo o que descrevi agora, e o melhor, pode ser um cliente seu procurando sobre seu produto ou serviço. Então eu pergunto, você já está na internet?

2. Construir um relacionamento e poder conversar

Este ponto é muito importante, pois o cliente precisará ter a opção de encontrar você para tirar dúvidas com rapidez e facilidade, ou seja, nada de burocracia.

Essa facilidade serve para conectar as pessoas, pois clientes são pessoas, e as pessoas gostam de conversar e saber o que de fato estão comprando e onde estão colocando seu dinheiro.

E nessa hora que você precisa ter o melhor atendimento possível, pois quando falam que a primeira impressão é que á fica isso é mais do que a verdade, e a oportunidade para ganhar o cliente pode ser uma só, então aproveite. As pessoas adoram ser bem atendidas e o principal, gostam de atenção.

3. Aumentar sua Receita

Estão muito enganadas as pessoas que ainda acham que pela internet não é possível vender algo (Será que ainda existe?!), não só é possível, como a tendência é que existam várias substituições de lojas físicas por lojas virtuais, isso já é uma realidade, e além de o motivo ser o de que as pessoas conectadas estão aumentando, mas também o custo de uma loja virtual é menor, seja pelo investimento que as empresas precisam ter em lojas físicas com móveis e maquinários, mas também com pessoal.

Agora uma coisa importante, muitas empresas fracassam na venda pela internet, por dois motivos que julgamos principais:

  1. a empresa não passar as informações necessárias sobre seus produtos e serviços e o cliente ter que ficar adivinhando;
  2. Não ter o canal de relacionamento bem estruturado, pois o cliente precisa de resposta, principalmente para saber se existe alguém do outro lado, se de fato a empresa é verdadeira, pois o receio de pessoas que não compram pela internet é justamente o medo de ser uma fraude, e isso de fato acontece, então esteja pronto pra responder seus clientes.

Concluindo

Creio que ficou claro para você o quão importante é estarmos presentes na internet, e só pra constar, nós estamos aqui, caso precise falar com a gente, utilize qualquer um de nossos canais de comunicação, fique a vontade, nós queremos te ouvir.

Agora se pretende ter sua marca na internet, pode começar com o simples, crie um perfil profissional na rede social, você já começará a ter resultados, ou caso tenha o objetivo de criar algo mais notável e mais estruturado, como um site, um blog, um aplicativo, ou um e-commerce, nós da Softpixel podemos te ajudar, identificaremos todas as suas necessidades, conversaremos bastante para chegar à melhor opção para você construir sua reputação e relacionamento com seus clientes pela internet.