A higiene íntima feminina é uma forma eficaz de prevenir diversas doenças e infecções. As três mais comuns são a tricomoníase, causada por protozoário, a garnderella, consequência da superpopulação de bactérias, e a mais conhecida, a candidíase, originada pelo fungo Candida albicans. Para que a higienização seja feita, é preciso ter em conta alguns fatores, como a maneira que se faz, onde se higieniza, o que se utiliza para auxiliar, produtos adjacentes. Vale lembrar que a higiene íntima não é higiene interna, a limpeza deve concentrar-se na região da vulva e não ser direcionada para a vagina.

O ideal é…


A Tensão Pré-Menstrual (TPM) é um quadro que atinge todas as mulheres, mas de formas distintas. Ela é caracterizada por uma série de sintomas que se manifestam antes da menstruação, podendo variar em intensidade e período de duração. Os sintomas da TPM são variados, mas os mais comuns são irritabilidade, tristeza, dor nas mamas, agressividade e dores de cabeça. De modo geral, é um período em que as mulheres se encontram mais sensíveis, mas fica o alerta: caso os sintomas não desapareçam após a menstruação, é preciso procurar um profissional, pois pode não se tratar de tensão pré-menstrual. Por se…


Um motivo que leva muitas mulheres aos consultórios ginecológicos é a cistite, uma infecção e/ou inflamação da bexiga que é, em sua maioria, causada pela bactéria presente no intestino Escherichia coli. O quadro pode atingir pessoas de todos os gêneros, no entanto, é mais comum em mulheres pela proximidade da uretra feminina ao ânus. Saiba mais sobre esse problema de saúde e aprenda a evitá-lo.

SINTOMAS

A cistite possui diversos sintomas que podem variar conforme o agravamento do quadro e, por isso, em caso de aparecimento de algum deles, o mais indicado é procurar um médico para realizar os exames e…


O HPV é um vírus que pode atingir a pele ou as mucosas. Com mais de 150 tipos existentes, representa um grave risco, uma vez que 40 dos tipos existentes podem infectar a região genital e chegar a provocar cânceres, como de colo do útero, vulva, vagina, pênis, ânus e orofaringe. Felizmente, o SUS já disponibiliza vacinas que combatem os principais vírus. A seguir, você aprende mais sobre o assunto.

QUAIS OS TIPOS DE HPV QUE APRESENTAM RISCO DE DESENVOLVER O CÂNCER?

O vírus HPV é classificado em tipos de baixo e de alto risco de desenvolver câncer. 12 deles são considerados de alto risco (HPVs tipos 16, 18, 31, 33, 35…


De 25/6 a 19/7, estarão abertas as inscrições para os Comitês Científicos da Sogimig. Compostos por três executivos e uma comissão científica de três membros, os mandatos dos Comitês terão duração de um ano. As inscrições são individuais, sem determinação de cargo específico, e devem ser feitas pelo e-mail sogimig@sogimig.org.br.

Neste ano, o grande diferencial dos Comitês será a participação no novo jornal eletrônico de atualização científica da Sogimig. Com previsão de lançamento do projeto-piloto para agosto, a publicação contará com a interpretação de um artigo científico atual e relevante feita por um membro de cada comitê.

As áreas contempladas…


A falta de menstruação nas mulheres em idade fértil pode ser sinal de amenorreia. O distúrbio se divide em amenorreia primária ou secundária. Aqui, você conhece um pouco sobre os dois tipos.

Primária:

Quando a primeira menstruação não ocorre até os 13 anos e não há o desenvolvimento das características sexuais secundárias — crescimento das mamas, pelos no púbis e nas axilas, gordura nos quadris — ou a menina não menstrua até os 16 anos, mas desenvolve tais características normalmente.

Secundária:

Ausência de menstruação por, no mínimo, três ciclos menstruais ou seis meses seguidos em mulheres que menstruavam com regularidade. Importante lembrar…


Tomar ou não tomar pílula? Tabelinha funciona? DIU de cobre é melhor que Mirena? Quando o assunto é hormônios, muitas são as questões. Neste post, preparamos uma lista de contraceptivos. Descubra quais são as vantagens e desvantagens de cada um e lembre-se: antes de qualquer decisão, converse com o seu ginecologista.

Pílula, adesivo ou injeção combinados (que possuem hormônios: estrogênio e progesterona).

Vantagens: diminuem o fluxo menstrual; regularizam o período de sangramento; reduzem a cólica; melhoram pele e cabelo.

Desvantagens: podem aumentar o risco de trombose e diminuem a libido em algumas mulheres.

DIU, Mirena, implante e pílula (métodos só com progesterona).

Vantagens: diminuem o risco de trombose; reduzem o fluxo menstrual; tratam a cólica.

DIU de cobre

Vantagens: seguro e eficaz, podendo…


Toda mulher que estiver amamentando é uma possível doadora de leite. O importante é que a mulher tenha hábitos saudáveis e não faça uso de medicamentos que interfiram na amamentação. Confira o passo a passo para doar:

  • Use um frasco de vidro de boca larga e com tampa plástica.
  • Lembre-se de esterilizar antes de coletar o leite.
  • Faça a higiene pessoal antes de iniciar a coleta.
  • Escolha um local adequado para retirar o leite.
  • Siga as instruções deste material para retirar o leite.
  • Guarde adequadamente o leite retirado.
  • O leite humano pode ficar no freezer ou congelador por até 10 dias e deve ser levado ao banco de leite dentro desse prazo.

A depressão pós-parto começa algumas semanas depois do nascimento do neném. Entre os sintomas estão:

  • Aumento da tristeza dia após dia;
  • Falta de energia durante o dia inteiro;
  • Desinteresse pelo que antes a deixava animada;
  • Falta de desejo sexual;
  • Aumento ou perda de apetite.

É importante ressaltar que a depressão pós-parto não deve ser confundida com a melancolia do puerpério, que, no caso, dura no máximo 15 dias após o nascimento do bebê.

Caso perceba algum destes sintomas, procure ter uma conversa com seu ou sua obstetra para receber orientações adequadas.


Qual é a idade ideal para levar a sua filha ao ginecologista? Como abordar questões ligadas à sexualidade? Já chegou a hora de tomar contraceptivos? Quando chega a adolescência, muitos pais e mães se veem cheios de dúvidas sobre como lidar com as mudanças que a fase traz. Nessas horas, contar com a orientação médica pode ser de grande ajuda para os pais e fundamental para a saúde das meninas.

Mas como tornar esse momento mais confortável para as filhas? Reunimos algumas dicas que podem ajudar pais e filhas a lidarem com a situação da forma mais aberta, confortável e…

Sogimig

Somos a Associação de Ginecologistas e Obstetras de Minas Gerais.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store