Os exames essenciais da ginecologia

Você sabe quais são os exames essenciais da ginecologia? Muitas mulheres até sabem quais são esses exames, mas poucas realmente seguem as orientações dos médicos e realizam os testes com a frequência recomendada.

Os exames ginecológicos são fundamentais para garantir a sua saúde, para certificar que tudo vai bem com seu útero, vagina, ovários e etc.. Além disso, eles são capazes de identificar alguma possível alteração e garantir o tratamento mais eficaz para cada caso.

Confira abaixo a lista de alguns dos mais importantes exames ginecológicos e aproveite para marcar uma consulta com o seu médico para garantir que os seus estão em dia!

· Mamografia

Esse é um dos mais temidos pelas mulheres, mas o exame da mamografia é muito importante. Isso porque ele é capaz de identificar tumores bem pequenos, que podem ser curados com cirurgia. Por isso, não dispense a chance de fazer a mamografia! Consulte seu ginecologista e perca o medo do exame. Para mulheres sem histórico de câncer de mama ou ovário na família, a mamografia pode começar a ser feita a partir dos 40 anos. Caso contrário, o ideal é relatar isso ao seu ginecologista e começar a fazer o exame mais cedo, conforme a orientação dada pelo médico da sua confiança.

· Papanicolau

Ele é o mais utilizado na prevenção do câncer de colo de útero. O exame, que também é conhecido como colpocitologia oncótica, é simples e pode ser feito por um ginecologista em seu consultório.

O exame é feito através da extração de células descamadas da mucosa da vagina e do colo uterino, que depois serão analisadas no microscópio. Esse método permite que seu ginecologista identifique células atípicas, o que pode indicar uma lesão pré-cancerosa ou um tumor maligno, o que pode ser facilmente resolvido. 
 Além disso, a citologia vaginal informa sobre o seu estado hormonal e a presença de microrganismos que podem causar doenças. É por isso que esse exame é tão importante: quanto antes o seu médico identificar um problema, mais fácil será resolvê-lo.

Agora que você já sabe quais são três dos mais importantes exames da ginecologia, marque uma consulta com o seu médico. Veja se os seus estão em dia e, se precisar marcar algum, não fique com medo! Esses exames permitem ao médico avaliar a sua saúde e cuidar de você em tudo que precisar.

Conte com a Sogimig sempre que precisar! #NósPorElas