TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE IMUNIZAÇÃO CONTRA O HPV

Sogimig
2 min readJul 11, 2019

O HPV é um vírus que pode atingir a pele ou as mucosas. Com mais de 150 tipos existentes, representa um grave risco, uma vez que 40 dos tipos existentes podem infectar a região genital e chegar a provocar cânceres, como de colo do útero, vulva, vagina, pênis, ânus e orofaringe. Felizmente, o SUS já disponibiliza vacinas que combatem os principais vírus. A seguir, você aprende mais sobre o assunto.

QUAIS OS TIPOS DE HPV QUE APRESENTAM RISCO DE DESENVOLVER O CÂNCER?

O vírus HPV é classificado em tipos de baixo e de alto risco de desenvolver câncer. 12 deles são considerados de alto risco (HPVs tipos 16, 18, 31, 33, 35, 39, 45, 51, 52, 56, 58 e 59) e têm probabilidades maiores de persistirem e estarem associados a lesões pré-cancerígenas. Os HPVs do tipo 16 e 18 são os que possuem maiorincidência de desenvolvimento de câncer de colo do útero (cerca de 70%). Já os HPVs do tipo 6 e 11, encontrados na maioria das verrugas genitais (ou condilomas genitais) e papilomas laríngeos, parecem não oferecer nenhum risco de progressão para malignidade. Ou seja, são de baixo risco.

QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS FORMAS DE CONTÁGIO?

Ao contrário do que se acredita no senso comum, o contágio do HPV não se dá apenas durante a relação sexual, podendo ser transmitido também por contato direto com a mucosa infectada ou de mãe para filho durante o parto. COMO SE PREVENIR? Para evitar o contágio, é recomendável o uso do preservativo (camisinha) em todas as relações sexuais. No entanto, o seu uso, apesar de prevenir a maioria das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), não impede totalmente a infecção pelo HPV, pois frequentemente as lesões estão presentes em áreas não protegidas pela camisinha. Caso a infecção esteja na vulva, na região pubiana, perineal ou na bolsa escrotal, o HPV poderá ser transmitido apesar do uso do preservativo. Além disso, a vacinação contra o HPV é uma importante aliada para evitar a infecção e as possíveis complicações dos vírus.

QUEM PODE TOMAR A VACINA GRATUITAMENTE?

A vacina é recomendada para adolescentes que ainda não iniciaram a vida sexual e, portanto, não tiveram contato ainda com o vírus HPV. O SUS oferece a imunização gratuita para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. Além do público jovem, portadores do HIV podem se vacinar dos 9 a 26 anos apresentando prescrição médica. Outros grupos etários podem dispor das vacinas em serviços privados, se indicado por seus médicos.

--

--

Sogimig

Somos a Associação de Ginecologistas e Obstetras de Minas Gerais.