Apoio à inovação para micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais

Os empresários de micro e pequenas empresas (MPE) e os microempreendedores individuais (MEI) já podem contar com os benefícios do contrato entre a EMBRAPII e o SEBRAE, que amplia o limite de recursos não reembolsáveis para o desenvolvimento de projetos de inovação industrial. Esta é uma grande oportunidade para inovar e aumentar a competitividade de seus negócios.

Ao contratar um projeto junto à unidade EMBRAPII, o(s) MEI(s) ou as MPE(s) contarão com aporte financeiro do SEBRAE complementando o valor a ser investido.

Duas modalidades de projetos apoiados

Desenvolvimento tecnológico

Projetos de inovação desenvolvidos em parceria com uma única microempresa, empresa de pequeno porte, microempreendedor individual ou startups e uma Unidade EMBRAPII.

O aporte financeiro do SEBRAE será de até 70% da contraparte da empresa no projeto e limitado ao valor de R$ 210.000,00.

Encadeamento tecnológico

Projetos de inovação desenvolvidos em parceria com microempreendedor individual, startups, microempresas e empresas de pequeno porte e média ou grande empresa da cadeia produtiva.

O valor máximo de aporte do SEBRAE, por projeto contratado, será de 80% da contraparte da MEI e/ou MPE, até o limite de R$ 300.000,00.

A contrapartida da média e grade empresa que participa do projeto, não pode ser inferior a 10%do valor total do projeto.

Vantagens

O empresário terá à disposição um conjunto de instituições e equipes de profissionais de excelência em todas as etapas do projeto.

· Modelo de cooperação para desenvolvimento de projetos de PD&I ágil e flexível.

· Possibilidade de aumento de complexidade dos projetos de PD&I.

· Fluxo contínuo de recursos para o desenvolvimento de projetos.

· Menos custo e risco no desenvolvimento dos projetos.

Regras gerais

· Poderão ser apoiados, no máximo 2 (dois) projetos por uma mesma MPE ou MEI, devendo estes serem projetos com escopo e objetivos distintos, sendo que o segundo projeto somente poderá ser iniciado após a conclusão formal do primeiro.

· Não poderão ser apoiados projetos de uma empresa que tenham escopo e objetivos semelhantes a outros projetos já executados ou em fase de execução por esta empresa em outras linhas de apoio e/ou fomento a projetos de inovação.

Como sua empresa tem acesso aos recursos

· A empresa negocia o projeto direto com a Unidade EMBRAPII

· Aprovação e contratação direto entre a empresa e a Unidade EMBRAPII

· Os recursos aportados pelo Sebrae serão considerados como contrapartida da empresa (MEI e MPE), diminuindo o valor do seu investimento.

· Os recursos já estão disponíveis nas Unidades EMBRAPII.

· Fluxo contínuo: a qualquer momento sua empresa pode realizar projetos.

Modelo de Financiamento

A EMBRAPII aporta, no máximo, 1/3 dos recursos dos projetos firmados. Os 2/3 restantes são divididos entre as empresas/SEBRAE e a Unidade EMBRAPII.

Os recursos EMBRAPII e do SEBRAE são não-reembolsáveis (diminui custo e risco da empresa).

Para desenvolver os projetos com este apoio, procure uma Unidade EMBRAPII ou SEBRAE.