Os 10 livros mais baixados no Brasil (legalmente!) em 2020
Nós da Soma Livros amamos a cultura livre! Isso quer dizer que, frequentemente, damos prioridade para usar imagens, vídeos e textos sob licença Creative Commons ou de domínio público em nossas postagens e divulgação.
Mas você sabe o que isso quer dizer? Quer dizer que, em tempos de Internet, compartilhamos informações por diversos meios sem saber de onde vieram. A Soma se preocupa em dar os direitos autorais (quando eles existem) para seus autores, reconhecendo aqueles que flexibilizam os direitos sobre suas obras.
As obras em domínio público não precisam ser creditadas e podem ser alteradas e usadas para fins comerciais. No Brasil, uma obra entra para o domínio público após 70 anos da morte do autor. Isso é válido não só para livros, mas para filmes, imagens e músicas.
Isso explica, por exemplo, a explosão que O Pequeno Príncipe teve em 2015 no Brasil. Só na Amazon, você pode encontrar mais de doze edições diferentes do clássico infantil de Antoine de Saint-Exupéry lançadas após 2015, ano em que ela entrou em domínio público.
Brasileiros e gringos livres
Mais de 276 autores brasileiros se encontram em domínio público atualmente. A maioria desses autores são completamente desconhecidos do grande público. Um exemplo é o escritor Manuel de Araújo Porto-Alegre, chargista e autor de A Estátua amazônica (1851), uma sátira das expedições do Brasil Império.
Porém, a obra mais baixada no site Portal Domínio Público não é brasileira. Trata-se de A Divina Comédia — um dos cânones da literatura mundial — publicada entre 1304 e 1321. O ebook (em formato PDF) é escaneado de uma versão de 1955 pela eBooksBrasil, site sem fins lucrativos que, infelizmente, não tem atualizações desde 2013.
Entre os 10 livros mais baixados, mais da metade ficam com dois autores: William Shakespeare e Fernando Pessoa. O português e o britânico também são os autores que mais aparecem na lista estendida dos mais acessados do site. Pessoa possui 11 obras, logo atrás das 12 obras de Shakespeare. Os trabalhos presente nessa lista incluem seus livros mais famosos, como O Livro do Desassossego e Romeu e Julieta, respectivamente.
Em 2020
Em inglês, mais de 53 mil títulos diferentes entram em domínio público em 2020. Porém, as leis americanas são diferentes e são colocadas por obras, e não por autor. Há nomes de peso entre esses títulos, como A Montanha Mágica de Thomas Mann, V. de Thomas Pynchon e Da Próxima Vez, o Fogo: Racismo nos EUA, de James Baldwin, raríssimo livro publicado pela última vez em português em 1967 pela extinta editora BUP Biblioteca Universal Popular.