O que são Habilidades Sociais

As Habilidades para a Vida, apontadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) foram divididas em três grandes grupos: habilidades sociais, habilidades cognitivas e habilidades para o controle das emoções.

Habilidades Sociais: Comunicação, Negociação, Cooperação, Relações pessoais, Empatia.
Habilidades cognitivas: Compreensão de normas, Pensamento crítico, Tomada de decisão, Solução de problemas, Consequências das ações
Habilidades para o controle das emoções: Controle de estresse, Controle de sentimentos.

Vamos falar das habilidades sociais?

As habilidades sociais são aquelas que que influenciam nosso relacionamento com outras pessoas.

É também como expressamos para o outro nossas opiniões, é a nossa atitude e o nosso comportamento diante do nosso grupo de convivência — que pode ser familiar, de trabalho, a comunidade onde moro, …

Entre as habilidades sociais, cinco delas são bastante importantes no nosso dia a dia.

Comunicação

É expressar nossa opinião, pensamentos, sentimentos, valores e desejos de forma clara e precisa, sem desrespeitar o outro. É fundamental para podermos nos expressar e estabelecer limites claros nas nossas relações.

Cooperação

Essa habilidade pode ser associada diretamente com aquilo que conhecemos como trabalho em equipe. É a união de forças, de forma positiva, para atingir um resultado melhor do que aquele que conseguiríamos sozinhos.

Negociação

A habilidade de negociação é a capacidade de entender uma situação de forma completa e realizar trocas positivas com essa informação. Apesar de ser associada com vendas, a habilidade de negociação é importante para obter uma situação melhor do que aquela que nos encontramos. Podemos, por exemplo, negociar com nossos colegas como será distribuído o trabalho, para que ninguém fique sobrecarregado.

Empatia

É a capacidade de enxergarmos a vida pelo ponto de vista da outra pessoa. Se colocar no lugar do outro para compreender melhor sua realidade. É nossa melhor forma de exercermos a solidariedade.

Relações pessoais

É importante sabermos como criar e manter relações significativas com as pessoas. Também é fundamental sabermos como terminar relações pessoais com quem não colabora com nosso crescimento. Das relações pessoais fazem parte outras duas habilidades: a cooperação e a negociação.


O desenvolvimento de Habilidades para Vida — habilidades sociais é um dos objetivos do projeto Educação Livre.

Acompanhe o projeto nas redes sociais!

Quer relembrar as habilidades sociais? Use um card!


O Projeto Educação Livre — Aprendizagem Digital para Inclusão no Mundo do Trabalho — é uma parceria entre o Sistema Indústria, UNESCO e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O objetivo é a inserção de jovens de 16 a 29 anos no mercado de trabalho da indústria, por meio do desenvolvimento de competências básicas em língua portuguesa e matemática e de habilidades para a vida. O desenvolvimento das competências será feito por meio de um processo educativo não formal, que integra diferentes tecnologias educacionais.