A escola sempre vai me ensinar algo…

Só observo
Aug 23, 2017 · 2 min read

Essa semana voltei ao lugar onde muita coisa aconteceu e que me ajudou a ser quem sou hoje.

Passei nove anos sem pisar ali, na escola onde conclui meu ensino médio. Quando cheguei, vi tudo exatamente como estava há 9 anos atrás, os funcionários continuam simpáticos e prestativos com os visitantes e um pouco rígidos com os alunos (normal né? Precisa impor respeito, tem muito hormônio numa escola de ensino médio. rsrsrs).

Enquanto aguardava para ser atendida, pude observar que, embora os anos passem, as gerações mudem, muita coisa permanece igual nos adolescentes.

Por exemplo: vi um grupo de alunos desesperados copiando a matéria da primeira aula do dia. Eles estavam sentados em uma mesa ao lado da secretaria, local onde eu costumava fazer a mesma coisa.

Haviam adolescentes matando a pré-aula (dia em que tínhamos uma aula extra) sentados em frente a banca de jornal em frente à escola, local onde fiz muito isso, as vezes por não querer encarar 7 aulas em um único dia e as vezes por simplesmente ter chegado atrasada.

Me vi também sentada debaixo do viaduto que fica ao lado da escola, local com arvores, abrigado do sol e com muito espaço para sentar, andar de skate, fazer aquela velha e boa roda de música onde o inglês era inventado e as cifras impressas e guardadas em uma pasta catálogo.

Vi que muitos desses adolescentes aproveitam esse espaço da mesma forma que meus amigos e eu aproveitamos. Que bom que certas coisas não mudaram.

Vi também que a intensidade que colocamos nas coisas que fazemos nessa idade é algo surreal.

Uma aluna que estava nessa mesa que mencionei acima disse uma frase que eu dizia muito: “Minha vida está nessa lição!” Queria ter falado pra ela que há 9 anos atrás eu falava a mesma coisa e que eu sobrevivi, que aquela lição foi útil, mas não entender, não ir bem nela… não é o fim do mundo e que daqui no máximo 3 anos isso tudo vai acabar, as preocupações vão mudar, e o que passa a estar de fato na sua vida é a sua vida!

Reviver esse momento me fez observar que a escola é e sempre será o melhor lugar para aprender. Não só sobre coisas, mas sobre vida e pessoas.

Ficando apenas 20 minutos do meu dia lá, pude perceber o quanto a gente deixar de intensificar os nossos sentimentos e desejos, como tiramos o brilho das coisas mais simples. Relembrei o quanto ser intensa é bom!

Que a gente tenha a oportunidade de ser um pouco adolescente na intensidade e aproveitar esse momento da melhor forma (sem crise de identidade).

Obrigada escola, por continuar me ensinando, mesmo de longe, mesmo só observando.

)
Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade