Olhar de soslaio

SOSLAIOS
SOSLAIOS
Sep 2, 2018 · 2 min read

Olá!

Meu nome é Nathalia

E aqui é onde eu busco aprofundar olhares de soslaio.

Já faz mais de um ano, eu lancei pra Erin o desejo de expandir trocas e diálogos com base no meu meio favorito de ver o mundo: a Fotografia.

Protelei, até não poder mais, fazer o desejo ser. Mas a vida acontece e aconteceu que na semana passada o Soslaios se tornou real: foi acolhido pelo Amma (essa associação sem fins lucrativos, que existe em minha cidade natal, Pirassununga-SP, e oferece, desde 1997, suporte a crianças e jovens de famílias em situação de vulnerabilidade, risco social e pessoal, através de ações totalmente gratuitas, visando prevenir situações de risco e garantir a permanência das mesmas no sistema educacional — lindo demais), tive que me envolver e correr pra lançar o Projeto na rede e deixar ele crescer.

Então vou explicar pra vocês como é isso.

O Soslaios chegou no Amma porque eu fui descobrindo que Fotografia é um ótimo jeito para falar de coisas que vão além da Fotografia,

e que são maiores e mais importantes que imagem.

Um Fotografia-como-uma-desculpa-pra-abordar-todas-as-outras-coisas! — pra falar do que se é, e de como se está no mundo, e de como se relacionar com o outro; pra saber que tudo parte de um ponto de vista, e que pontos de vista são apenas um fragmento de visão — uma escolha — , e que cada um tem direito à sua (e que isso precisa ser respeitado), mas também que é possível criar qualquer visão e contar qualquer história a partir dela.

É disso que Soslaios se ocupa: de ver

e não só ver: de entender o que estamos vendo, e o que tem a ver o que vemos com o que enxergamos (e a diferença entre uma coisa e outra).

E o por quê desse nome “Soslaios” — aliás, sabe o que é isso de “soslaio”?

É um viés, um relance.

Cabe muito num relance — em apenas 13 milissegundos o cérebro decifra uma imagem (e não precisa nem de foco, nem de detalhe pra isso). Mas pra decifrar o que significa precisa de mais que isso.

A Fotografia foi uma revolução. Mudou o que sabemos e o que fazemos no mundo. É uma ferramenta usada universalmente, mas não é uma linguagem universal e deve ser aprendida. É isso que eu quero propor — que a gente reflita, e se deixe refletir, sobre Fotografia.

O desejo é que a gente saia daqui sem nunca mais olhar de soslaio pra nada. Enxergando tudo profunda e pessoalmente

— até as imagens!

"Espelhos fariam bem em refletir melhor antes de nos mandar de volta as imagens" Jean Cocteau

SOSLAIOS

Written by

lançar olhar aos olhares: desvendar mais finamente o que se comunica - e aprender a se comunicar mais eficientemente também nessa linguagem, a fotográfica!

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade