Arquitetura da informação: como estruturar o seu site pensando na experiência do usuário
Você sabe exatamente que tipo de conteúdo o site da sua empresa precisa oferecer? Como estruturar o menu? Como os links devem ser chamados?

Essas decisões não podem ser baseadas em “achismos”, mas pensadas e avaliadas como um objeto de estudo por meio da arquitetura da informação.
O que é arquitetura da informação?
É o processo de planejamento, estrutura e organização de um site. O objetivo principal é desenvolver um design capaz de oferecer boa experiência ao usuário e, ao mesmo tempo, atender às necessidades da empresa.
Cada detalhe no desenvolvimento das páginas é um fator extremamente importante para determinar como as pessoas encontram, entendem e se envolvem com o conteúdo.
Afinal, elas precisam de respostas para perguntas do tipo: Estou no lugar certo? Essa empresa tem o que procuro? O que eu faço agora?
Isso significa que todas as páginas do seu site precisam oferecer usabilidade, ou seja, quem navega deve fazer isso com muita facilidade. Caso contrário, o resultado será o abandono.
Como melhorar a experiência do usuário no site da empresa?
Para criar sistemas de informação, você precisa entender a natureza interdependente dos três círculos que foram definidos pelos autores do livro Arquitetura da informação para a World Wide Web, Peter Morville e Louis Rosenfeld. São eles:
1. Conteúdo
Representam os objetivos de conteúdo, documentos e tipos de dados, volume, estrutura existente, governança e propriedade.
2. Usuários
Trata-se de audiência, tarefas, necessidades, comportamento de busca de informação, experiência.
3. Contexto de uso
São os objetivos de negócios, cultura, tecnologia, recursos, restrições.
A trilogia dos círculos é posicionada de acordo com o diagrama de Venn (símbolos gráficos sobrepostos, muito utilizados na matemática).
Como ter um site funcional?
Fazer pesquisa e análise de usuários
Por meio de uma extensa pesquisa sobre as necessidades do usuário, é possível mapear as ações e os recursos que serão utilizados para facilitar a navegação. É importante alinhar o comportamento da demanda com os objetivos do negócio.
Planejar a estrutura da navegação
Depois de entender o que o usuário procura e identificar os recursos necessários, é hora de planejar o sistema ou mapa do site. Nesse caso, a forma de navegação é elaborada de modo que a entrega da informação seja eficiente.
Criar o projeto da interface
O esquema do site é montado para exibir os caminhos que o usuário vai percorrer. Também são definidas as peculiaridades e os recursos de cada página. É o momento de rabiscar, fazer esboços, protótipos de papel ou digitais.
Testar a interação do usuário
Antes de lançar um site, é preciso testar a qualidade de usabilidade das páginas. A finalidade é validar as decisões e saber o que é relevante ou não com base nessas descobertas. É uma etapa importante para garantir uma boa experiência para o usuário.
Como você viu, a arquitetura da informação é fundamental para planejar a estrutura de um site. Dessa forma, é possível assegurar que o seu público tenha momentos agradáveis sempre que estiver navegando nele. Pense nisso!
O que está faltando para o seu site ser um sucesso? Deixe um comentário!
