Custo por aquisição (CPA): o que é e como calcular este indicador?

Soul Digital
3 min readJan 24, 2019

--

Uma empresa pode divulgar os seus produtos ou serviços na internet por meio de anúncios em sites ou portais, blogs, mídias sociais ou pelos mecanismos de busca. Porém, a forma como será feita a cobrança dessas campanhas pode variar. Um dos modelos de precificação é o Custo por Aquisição (CPA).

Basicamente, essa cobrança acontece da seguinte maneira: o empresário ou o gestor de marketing define um valor total para a sua campanha de anúncios antes deles começarem a rodar. À medida que os objetivos estabelecidos são alcançados, a quantia combinada é debitada.

Quer saber mais sobre o CPA? Continue lendo!

Qual é a função do Custo por Aquisição (CPA)?

Como explicamos na introdução deste artigo, o CPA funciona de maneira diferente dos outros mecanismos de divulgação online. Isso porque a empresa só arca com o seu custo quando realiza uma venda, quando tem os seus formulários preenchidos em uma landing page, quando é feito o download de algum material ou quando um vídeo é visualizado.

Assim, o Custo por Aquisição tem uma função bastante específica e essencial para coordenar as estratégias de marketing digital: saber exatamente qual é o valor necessário a ser investido, para que possa gerar os melhores resultados para o seu negócio. Um processo que permite entender melhor como o seu trabalho está sendo desenvolvido.

Mas como é feito o cálculo do Custo por Aquisição (CPA)? No próximo tópico, vamos ensinar. Não deixe de ler!

Como é feito o cálculo?

Apesar da importância dessa métrica para os negócios, o seu cálculo é bastante simples. Basta dividir o valor do investimento pelo número de vendas realizadas. Assim, a fórmula pode ser montada da seguinte maneira:

CPA = investimento realizado / total de vendas.

Vamos a um exemplo: você é proprietário de uma escola e, no início do ano, decide colocar R$1.000,00 em uma campanha para novas matrículas. Ao final da ação, consegue conquistar 50 novos alunos. Nesse cenário, o seu CPA foi de 20, ou seja, são necessários R$20,00 em publicidade para obter uma nova matrícula.

Como esse indicador pode ajudar você?

Apesar de ser um mecanismo de precificação para campanhas de anúncios, o CPA é bastante útil para entender as suas estratégias de marketing digital. Afinal, essa métrica indica qual investimento é necessário para conseguir uma conversão, ou seja, conquistar um novo cliente.

Dessa forma, se você precisar realizar um investimento muito alto para fechar uma nova venda ou acertar uma prestação de serviço, então é necessário repensar as suas estratégias de divulgação. Por outro lado, se o CPA foi baixo, então é sinal de que você está no caminho certo e as suas ações estão gerando bons resultados.

Com isso, a empresa pode planejar melhor os seus investimentos em marketing digital, ao mesmo tempo em que avalia e otimiza as suas estratégias de atração e conversão de novos clientes. Portanto, esse é um trabalho essencial para as empresas que pretendem se destacar e conquistar espaço no mercado.

Gostou deste artigo sobre o que é e como calcular o Custo por Aquisição (CPA)? Então, deixe um comentário contando as suas impressões ou as suas dúvidas sobre o tema!

--

--

Soul Digital

Somos uma agência de comunicação online e caçadores de gaps de comunicação digital.