Entenda como funcionam os algoritmos das redes sociais

Soul Digital
3 min readNov 1, 2017

As redes sociais são praticamente onipresentes no cotidiano dos usuários de internet. Com milhões de usuários e uma produção de conteúdo interminável, sites como o Facebook e o Twitter tiveram que encontrar uma maneira de organizar todo esse fluxo de postagens de forma a gerar engajamento e atrair mais pessoas para a rede, e a solução encontrada foi o algoritmo das redes sociais.

Saiba o que são esses algoritmos e como eles funcionam dentro das principais redes sociais!

O que é um algoritmo das redes sociais?

Os algoritmos são, de forma resumida, fórmulas matemáticas aplicadas para selecionar e mostrar conteúdo de acordo com métricas definidas pela estratégia de marketing da empresa. Dessa forma, o usuário tem acesso facilitado a materiais que têm maior probabilidade de agradá-lo, aumentando os níveis de engajamento e o tempo gasto na rede.

Algoritmos no Facebook

Entre as grandes redes sociais, o Facebook é pioneiro na implantação de um algoritmo de conteúdo, com a introdução do botão de “curtir”, em 2007.

Essa função, que mais tarde foi melhorada com a aplicação das reações (variações positivas e negativas do botão), retornam dados preciosos, como o nível de engajamento em determinada publicação, assim como a porcentagem de aprovações e rejeições.

Para alcançar relevância no Facebook, portanto, é preciso investir em conteúdo de qualidade categorizado corretamente (para evitar as sugestões da rede ao público errado e a eventual queda de relevância), garantindo um grande número de reações positivas, cliques e comentários.

Essa estratégia pode ser potencializada com o uso de anúncios impulsionados, desde que sejam usados apenas como apoios para o crescimento do engajamento orgânico.

Algoritmo do Twitter

O Twitter também dá opção para que seus usuários escolham entre a linha do tempo cronológica ou por relevância. Na segunda alternativa, os tweets de seus contatos próximos, assim como as publicações com as quais eles mais interagiram, serão mostradas em destaque.

Outra funcionalidade é a “enquanto você esteve ausente”, que seleciona os tweets mais relevantes das contas mais lidas pelo perfil de usuário que acessa a rede poucas vezes.

Assim como no Facebook, a qualidade da publicação é vital. Adicionado a isso, existe a possibilidade de segmentação por hashtags (#): marcar uma palavra-chave relevante em seu post pode levá-lo a alcançar novos públicos, vindos da pesquisa e do ranking de tags da rede.

Algoritmo do Instagram

O Instagram tem a peculiaridade de ser uma rede exclusiva de fotos e vídeos, fazendo com que o número de exibições tenha grande importância. A linha do tempo dos usuários é definida, além disso, pelo nível de interação com o usuário originário do post, os conteúdos compartilhados por quem troca mensagens diretas com o usuário e o horário das publicações.

Esse último item, usado para manter a característica cronológica da rede, demanda atenção redobrada na estratégia de postagem: investigue os horários de uso do seu público para garantir maior número de acessos e um melhor alcance orgânico.

Neste post, vimos o que é o algoritmo das redes sociais, sua importância e como funcionam dentro das três principais redes, assim como dicas de como usá-los a seu favor na estratégia de publicação. Com essas informações, alcançar melhores níveis de engajamento e uma maior base de usuários ficará cada vez mais fácil!

Gostou do texto? Conheça também algumas das redes sociais dedicadas a públicos de nicho!

--

--

Soul Digital

Somos uma agência de comunicação online e caçadores de gaps de comunicação digital.