Entenda o que é brand equity e qual a importância para sua marca

Sabe o que torna um produto mais valioso que outro, mesmo que ambos sejam muito parecidos? Para você entender como isso funciona, hoje nós vamos explicar o que é brand equity e por que ele merece ser o centro das suas atenções.

Veja bem: quando o consumidor percebe o verdadeiro valor de uma marca, ele sente que está levando para casa não apenas o objeto em si, mas outros benefícios de natureza funcional ou emocional. Fique de olho no conteúdo que preparamos sobre o assunto!

Afinal, o que é brand equity?

O conceito de brand equity pode ser entendido como valor de marca, pois é exatamente isso que ele representa. Diferentemente do patrimônio de uma empresa, o valor da marca é algo intangível, que habita na consciência do consumidor.

Ao mesmo tempo, esse entendimento exerce um papel fundamental na valorização de produtos e serviços, além de impulsionar os lucros da organização. Por exemplo, entre um par de óculos de sol de origem desconhecida e outro da grife Ray Ban, o segundo tem mais condições de impor o preço, certo?

Isso acontece, principalmente, quando a empresa tem uma estratégia bem-sucedida focada em branding. Afinal, enquanto o brand equity é o valor concedido à marca, o branding é o processo de construção que resulta nessa conquista.

Qual a importância do brand equity na minha estratégia?

Ele influencia (e muito) a capacidade de a empresa vender mais e, ao mesmo tempo, se manter relevante diante dos consumidores. Assim, as marcas que conseguem se destacar são mais fortes e ditam o ritmo do mercado.

Isso envolve a decisão mais acertada sobre o lançamento de um produto, a melhor forma de distribuição, a tomada de preços e até mesmo as ações de marketing — fatos que contribuem para uma maior vantagem competitiva.

Posso desenvolver brand equity no marketing de conteúdo?

Sim! Para engajar os consumidores, é preciso ter algo a oferecer. Tendo isso em vista, o marketing de conteúdo ajuda a disseminar as informações necessárias para a construção ou melhoramento da percepção da marca. Com ele, é possível informar, entreter e educar o seu público. Para que o seu investimento tenha o retorno esperado, confira estas dicas:

Concentre-se na definição dos objetivos

Os objetivos de marketing de conteúdo devem estar alinhados às expectativas do negócio. Adicionalmente, eles precisam ser interpretados por métricas capazes de acompanhar a sua evolução. Se a ideia é aumentar a valorização da marca, tenha isso como alvo antes de delegar tarefas.

Segmente o público

Definir o perfil das pessoas com as quais você vai se comunicar requer uma atenção especial, pois garante que a mensagem certa seja recebida pelo público certo. Durante as campanhas, portanto, faça segmentações personalizadas, como faixa etária, preferências etc.

Elabore o planejamento do conteúdo

Para gerar brand equity, o conteúdo tem que ter um significado extraordinário para a audiência. Com isso em mente, crie pautas com base no que o seu cliente deseja saber ou conhecer. Sobretudo, dê importância para materiais que disseminem os valores da sua empresa.

Acompanhe os resultados

Se medir os resultados já é relevante em uma ação de marketing comum, para reforçar o brand equity é muito mais. Por isso, monitore a popularidade das páginas visitadas no seu site, o número de compartilhamentos, impressões, cliques e conversões. Além disso, faça pesquisas, entrevistas e testes. Com esses dados em mãos, repense a sua estratégia sempre que os números não forem bons.

Gostou de saber o que é brand equity? A partir de agora, tenha essa como uma de suas prioridades para aumentar o share da marca e conquistar outros benefícios para o seu negócio.

Não se esqueça de que conhecer o perfil do seu cliente é indispensável para o sucesso dos investimentos em marketing. Para saber mais, leia também: Buyer Persona: saiba por que sua estratégia precisa dela.

Like what you read? Give Soul Digital a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.