Entendendo a diferença entre domínio e hospedagem

Soul Digital
Sep 6, 2018 · 3 min read

Ter um site se tornou um investimento obrigatório para as empresas que desejam crescer e se firmar no mercado atual, que está migrando cada vez mais para plataformas de acesso digital. Com essa mudança, pode surgir uma variedade de dúvidas sobre questões técnicas, que, por vezes, são difíceis de entender à primeira vista.

Descubra hoje quais são as diferenças entre domínio e hospedagem e saiba um pouco mais sobre esse mundo cheio de possibilidades!

O que é o domínio?

O domínio é uma linha de texto usada para identificar seu site na internet, tornando-o facilmente acessível a partir de navegadores. Ele é composto pelo nome escolhido e pelo domínio de topo ― o mais comum é o “.com” ou “.com.br”, mas existem inúmeras alternativas para certas áreas profissionais, organizações sem fins lucrativos ou sites localizados em algumas cidades.

Para obter seu domínio, um dos caminhos pode ser checar a disponibilidade no site do Registro.br — o gerenciador nacional de endereços web — e depois registrá-lo em alguma das opções disponíveis.

Como escolher um bom domínio?

O domínio ideal preenche três características: ele tem de ser curto, remeter à empresa e ser facilmente lembrado. Sempre que possível, prefira utilizar a sigla ou alguma abreviação popular do nome de seu negócio em vez do nome completo, por exemplo.

Outra opção é registrar um domínio que mencione sua área de atuação no lugar do nome. Exemplo: um restaurante pode registrar um domínio “restauranteemcidadeX.com.br” ou “comidacaseiracidadeX”. Além de mais fáceis de lembrar, esses endereços ainda ajudam seu site a ser mais facilmente encontrado pelos mecanismos de busca.

O que é hospedagem?

Se o domínio é o equivalente ao seu endereço digital, a hospedagem é a responsável por efetivamente fazer seu site funcionar. Nesse serviço, o provedor aloca um espaço de armazenamento em seus servidores (computadores de grande capacidade) para que todos os arquivos e instruções de funcionamento do site possam ser instalados.

O servidor também é o responsável por gerir itens como a largura de banda, que determina qual é o volume de tráfego simultâneo suportado, por exemplo. Existem diversos serviços e pacotes de hospedagem.

Nos serviços gratuitos, por exemplo, um pequeno espaço é cedido, usualmente em troca da exibição de publicidade e/ou do uso de um domínio de topo definido pelo servidor. Embora sejam adequados para sites pessoais ou de muito pouco tráfego, esses serviços são pouco vantajosos e mesmo prejudiciais pra empresas que queiram ter uma presença maior na internet.

Nesse caso, o melhor é contratar um serviço pago de hospedagem, que oferece maior espaço de armazenamento, personalização total do domínio e até mesmo em alguns casos um suporte 24 horas, que pode ser extremamente útil em casos emergenciais de tráfego excessivo, por exemplo.

Neste post, vimos, de forma objetiva, o que são domínio e hospedagem, quais são as diferenças entre os dois e dicas para escolher os serviços que melhor se encaixem em seu site. Com essas informações, garantir uma presença online sólida e marcante será muito mais fácil!

Gostou do post? Aproveite para assinar nossa newsletter e receber novos textos assim que saírem!

    Written by

    Somos uma agência de comunicação online e caçadores de gaps de comunicação digital.

    Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
    Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
    Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade