Guia rápido: entenda a diferença entre UI design e UX design
É comum que as pessoas confundam UI design e UX design. Até quem tem grande experiência nessa área pode apresentar algumas dúvidas sobre qual é exatamente a definição de cada um desses processos.

Não é para menos: a interface do usuário (UI) está diretamente ligada à experiência do usuário (UX), de modo que a divisão entre as duas é bastante fluida. No entanto, ela existe, e este texto vai esclarecer qual é a diferença entre uma e outra. Acompanhe!
O que é UI design?
UI é a sigla de User Interface, ou interface do usuário. É o nome dado à estrutura pela qual o cliente vai interagir com o produto. Em aplicativos ou sites, por exemplo, podemos pensar em botões, menus, formulários, entre vários outros elementos que são usados para fazer a ligação entre o humano e o sistema.
O objetivo de um bom UI design vai além da aparência: ele deve ser funcional e prático para facilitar a vida do usuário, usando elementos de fácil compreensão e que guiem o cliente de forma simples, sem muitos rodeios.
O que é UX design?
UX é a sigla para User Experience, ou experiência do usuário. Ela lida com a satisfação, o afeto e a emoção de quem vai se relacionar com um produto, um serviço ou, de modo mais amplo, uma empresa.
Um UX design feito de maneira adequada engloba diversas etapas, como a lógica do produto, a jornada do cliente, os pontos de contato dele com a empresa e a hierarquia das informações que serão apresentadas. Esse processo, portanto, fica responsável por testes A/B e entrevistas, entre outras formas de conhecer melhor quem vai usar o resultado final de um projeto.
Em todas essas etapas, como dissemos, o foco está sempre em como o usuário vai se sentir e como vai construir sua relação com um produto. Não basta satisfazer uma necessidade ou resolver um problema. Tão crucial quanto isso é criar uma sensação de felicidade por possuir aquele bem ou assinar aquele serviço.
Qual é a relação entre UI design e UX design?
Muita gente confunde a “sopa de letrinhas” de UI e UX. De fato, são áreas que possuem uma forte relação entre si e cuja fronteira é bastante tênue, mas precisa ser demarcada.
O modelo proposto pelo designer de interações Dan Saffer, um dos pioneiros nessa área, coloca o UI design em uma intersecção do design de interações e do design visual. Essas duas áreas, por sua vez, fazem parte do grande grupo do design da experiência, que também engloba a arquitetura da informação e o design industrial, entre outros campos.
Podemos dizer que, em linhas gerais, o UX design se preocupa com as questões macro — isto é, o todo e não apenas a interface — , enquanto o UI design se concentra no micro. O UI design transforma os resultados do UX design em algo palpável, visual, ou seja, é a ponte que transformará em realidade tudo o que foi projetado para a experiência do usuário. Por isso, a regra é o UX design vir antes do UI design.
Agora você sabe a diferença entre UI design e UX design! Quer entender mais sobre experiência do usuário? Então confira também 5 fatores para escolher a agência ideal!
