O que é o mapa de empatia na pesquisa do usuário? Entenda!

Soul Digital
3 min readDec 7, 2017

--

O mapa de empatia é uma técnica que pode ser utilizada para se conhecer melhor os usuários de um produto ou os clientes de um negócio. Ao entender como seu público pensa, uma empresa pode ajustar sua oferta ou estratégia de divulgação para maximizar seus resultados.

Neste artigo, vamos explicar o que é o mapa de empatia e como ele pode ser muito importante para uma pesquisa de usuário. Boa leitura!

O que é o mapa de empatia?

Criada por Dave Gray, o mapa da empatia é uma ferramenta para uma compreensão aprofundada de um público específico a partir de algumas hipóteses e 6 perguntas simples sobre um cliente ou usuário.

O mapa de empatia foi concebido como uma ferramenta de Visual Thinking, que é uma metodologia que utiliza recursos visuais para facilitar a expressão e a organização de um pensamento.

A técnica já era utilizada por alguns empreendedores e inovadores sob a orientação de Dave Gray, mas começou a se popularizar com o livro Gamestorming: A Playbook for Innovators, Rulebreakers, and Changemakers e, especialmente, após ter sido incluída no Business Model Generation, o livro que descreve o popular método do Business Model Canvas.

Com a ferramenta, é possível criar uma descrição clara, completa e bem objetiva sobre os pensamentos de uma persona, que é uma representação fictícia de um cliente ou usuário ideal.

Como mapear a empatia?

O objetivo do mapa de empatia é aprofundar o conhecimento sobre uma persona e descobrir o que ela pensa, como ela age e quais as suas necessidades e os seus desejos em relação ao objeto da pesquisa, que pode ser um mercado ou, até mesmo, um produto ou serviço oferecido por uma empresa.

Isso é feito com um exercício de empatia, ou seja, colocando-se no lugar do usuário dessa experiência e imaginando hipóteses sobre seus pensamentos, sentimentos e atitudes. Para isso, são feitas 6 perguntas principais:

  • o que a persona vê? (como ela enxerga o mercado e o ambiente em que está inserida, ou o produto que está utilizando);
  • o que a persona ouve? (quais mídias conversam com essa persona sobre esse mercado ou produto e com qual tipo de mensagem);
  • o que a persona pensa e sente? (quais são suas emoções e motivações e como elas se relacionam com esse mercado ou produto);
  • o que a persona fala e faz? (suas atitudes e como ela se expressa sobre o objeto da pesquisa);
  • quais as dores da persona? (seus principais desafios relacionados à proposta de valor do produto ou serviço);
  • quais suas necessidades e seus desejos? (o que ela deseja alcançar e como a oferta da empresa pode auxiliar nesses objetivos).

Todas as respostas devem ser breves e objetivas: elas serão inseridas em um diagrama visual que poderá se tornar uma referência clara e extremamente útil sobre esse público. Idealmente, esse mapa de empatia será construído com dados obtidos em fontes confiáveis, como parte de uma pesquisa de usuário mais completa.

Quer saber mais sobre o mapa de empatia e como ele pode ser utilizado para maximizar o valor gerado pelos seus produtos? Converse com a gente e conheça essa e outras técnicas para conhecer melhor seus usuários e potencializar as estratégias do seu negócio!

--

--

Soul Digital

Somos uma agência de comunicação online e caçadores de gaps de comunicação digital.