Musicoin — Factos e Perguntas Frequentes (FAQ)

Os factos abaixo e respostas às perguntas mais frequentes deverão ser conhecidas por todos os membros da fundação Musicoin, seus embaixadores e representantes, para que possam comunicar esta informação a todos os interessados e ao público em geral.

Se houver alguma questão adicional a ser respondida ou algo que necessite ser acrescentado a este documento vivo, contactar colby@musicoin.org .

FACTOS

1. “Musicoin” refere-se a uma plataforma assente na tecnologia blockchain que faz a ligação entre os ouvintes e fãs e o streaming gratuito de música. Musicoin é igualmente uma moeda digital que é instantaneamente paga aos artistas na plataforma Musicoin cada vez que os seus trabalhos musicais são ouvidos na plataforma.

2. Musicoin.org é o primeiro serviço de streaming musical baseado em blockchain aberto ao público que paga aos artistas em moeda digital. A sua versão Beta e o processo de mineração de moeda foi lançado a 11 de fevereiro de 2017.

3. A Musicoin iniciou-se sem uma oferta inicial de moeda (ICO — Initial Coin Offering), sem mineração prévia ou alocação inicial de fundos para desenvolvimento. Isto significa que os desenvolvedores não iniciaram o projeto com um grande lote de moedas a custo zero. Este facto reduz as hipóteses de muitas moedas serem movimentadas de forma brusca, alterando significativamente as condições de mercado, tal como se tem assistido noutros projetos com recurso a ICO.

4. Isaac Mao, o fundador da Musicoin, acredita que é importante tanto para músicos, ouvintes e investidores começar do mesmo ponto de partida. O projeto foi iniciado por amantes da música, músicos e desenvolvedores.

5. A blockchain da Musicoin é uma subdivisão da blockchain do Ethereum, modificada especificamente para o consumo de música. É capaz de executar contratos inteligentes e actua como base para futuras camadas de aplicações musicais a serem construídas na blockchain da Musicoin.

6. Tal como o Ethereum, a oferta de moeda não está limitada, gerando 1.5 milhões de moedas diariamente. O esquema de emissão de moeda foi desenhado para facilitar a Musicoin na construção de um ecossistema global com aspiração a capacitar e compensar de forma justa todas as atividades económicas relacionadas com a criação, distribuição e consumo de música através da sua moeda digital.

7. A 22 de Maio de 2017, a Musicoin tornou-se membro oficial da Enterprise Ethereum Alliance (EEA). Os desenvolvedores da Musicoin continuam a trabalhar de forma próxima aos desenvolvedores da Ethereum de forma a integrar as tecnologias que beneficiem o caminho da Musicoin.

8. Os trabalhos musicais no sistema Musicoin são geridos por contratos inteligentes em que o detentor dos direitos pode dividir e distribuir por outros se necessário. Por exemplo, uma banda com três elementos pode desenhar um contrato inteligente em que cada membro da banda recebe de forma equitativa cada vez que a música é ouvida, ou pode escolher alocar uma percentagem maior ou menor para cada um dos membros.

9. Existem mais de 3,500 músicos e editoras verificados no sistema Musicoin (Fevereiro 2018).

10. A Musicoin tem mais de 35,000 utilizadores registados (Fevereiro 2018).

11. Em média são tocadas diariamente 10,000–12,000 músicas na plataforma Musicoin (Fevereiro 2018).

12. Os ouvintes podem partilhar as músicas através de media players nas redes sociais como o Twitter. Isto significa que os ouvintes podem despoletar pagamentos instantâneos aos artistas sem sequer entrar na plataforma Musicoin.

13. Caso seja detectada alguma atividade irregular em alguma conta/perfil Musicoin, tal como tentativa de fraude como um número elevado de streams provenientes do mesmo IP, essa conta será escrutinada e analisada pela nossa equipa, o que pode levar à suspensão da mesma.

PERGUNTAS FREQUENTES — FAQs

1. Posso fazer upload do trabalho de outra pessoa para a Musicoin e ainda assim ser pago?

Não. Na plataforma Musicoin os artistas são escrutinados para assegurar que apenas material original é associado à plataforma, e que eles podem claramente demonstrar serem detentores dos direitos. A Musicoin também não pode alojar material que contenham samples sujeitos a copyright ou covers de músicas, a não ser que o detentor dos direitos tenha dado permissão específica para a sua utilização no sistema Musicoin.

2. Onde posso comprar e vender Musicoins?

Atualmente, as Musicoins podem ser negociadas no Bittrex e Cryptopia, embora estejamos ativamente a procurar que possam ser negociadas noutras plataformas de câmbio.

3. O que posso comprar com Musicoins?

As Musicoins podem ser vendidas nas plataformas de câmbio por Bitcoin, podendo depois ser trocadas por moeda fiat (moeda regulada pelos governos) ou por outras moedas digitais. No entanto, o nosso programa de embaixadores globais tem os seus representantes capacitados para encorajar a Musicoin como forma de pagamento, seja de bilhetes, merchandising, ou mesmo comida nos festivais e locais de concertos. Esperamos que um dia a Musicoin possa servir para comprar bens essenciais para o nosso dia-a-dia.

4. Quanto é que vale a Musicoin?

O valor da Musicoin flutua com a procura no mercado. Visita a coinmarketcap.com para saber o seu preço atual e variações históricas.

5. Quanto vale uma música tocada na plataforma?

Neste momento, por cada vez que uma música é tocada a plataforma paga uma musicoin.

6. Como previnem a fraude/abuso?

Todas as contas de músicos na plataforma Musicoin têm que ser verificadas pela nossa equipa para que a legitimidade do artista/banda seja validada. As contas verificadas são igualmente analisadas pelo sistema para comportamentos pouco habituais, tais como streams massivos provenientes do mesmo IP. Qualquer utilizador que detete alguma fraude, abuso ou comentários menos próprios na plataforma Musicoin ou online, deve enviar um email imediatamente com os detalhes para musicoin@musicoin.org ou reviewers@musicoin.org.

7. O que é o UBI (Universal Basic Income) no que diz respeito à Musicoin?

No modelo UBI, todos os streams na nossa plataforma são gratuitos, graças aos 15.9% das moedas minadas que são colocadas de parte para a compensação dos artistas. O sistema UBI teve inicio no terceiro trimestre de 2017.

8. O que é minar e o que são os pagamentos por blocos?

Minar é o processo pelo qual as Musicoins (e outras moedas digitais no sistema “proof-of-work”) são geradas. Os mineiros usam GPUs (Graphics Processing Units — Unidades de processamento gráfico) para resolver algoritmos matemáticos muito complexos (“blocks”/blocos) na blockchain da Musicoin. Quando resolvidos, os mineiros recebem uma recompensa pela resolução (paga em Musicoin) e prosseguem para tentar resolver o bloco seguinte. Dessa mesma forma, quando os blocos são resolvidos, todas as transações que ocorreram durante esse processo de cálculo são verificadas e escritas de forma permanente na blockchain.

9. Onde posso encontrar um documento com os próximos passos da Musicoin?

Para saber o que já foi feito e para onde caminha o projeto, pode encontrar um documento aqui https://medium.com/@musicoin/roadmap-of-musicoin-blockchain-4a65620fefce

10. Onde é que se pode discutir o projeto online?

O nosso fórum oficial pode ser encontrado aqui forum.musicoin.org . Também há discussão ativa sobre a Musicoin no subreddit ( reddit.com/r/musicoin ).

11. Como posso ser verificado como artista?

Os artistas devem submeter todas as suas contas de social media enquanto artistas no seu perfil para que tanto a sua atividade musical como a sua identidade possam ser verificadas. As hipóteses de passar a ser um artista verificado depende do número de canais onde estejam presentes, tal como da demonstração que possam fazer de estarem ou terem estado envolvidos na criação de conteúdos musicais.

12. Como apagar a conta Musicoin?

Contactar submissions@musicoin.org com o pedido de eliminação da conta.

13. Como é possível alguns artistas terem o mesmo número de músicas tocadas mas valores diferentes de Musicoin?

Os utilizadores podem dar gorjeta (tip) Musicoins adicionais da sua carteira clicando no ícone dos aplausos na plataforma. As gorjetas podem ir desde 1 Musicoin até 1000 Musicoin, o que pode fazer uma diferença enorme na receita dos artistas.

14. Porque é que vejo menos ou mais valor em USD na carteira do meu perfil?

O seu valor está constantemente a ser alterado porque o preço da Musicoin flutua de acordo com a procura. Ainda assim, contando com as flutuações de mercado, os artistas recebem uma compensação muito superior às outras plataformas de streaming.

15. Posso reduzir os meus links da musicoin?

Sim. É possível reduzir o link aqui http://jam.dj

16. Posso usar música de outros músicos para fazer os meus próprios mixes como DJ?

Sim. Visita musicoin.dj para mais informações.

17. Não consigo fazer upload da minha música? Porquê?

O codec pode não estar correto. Converta o ficheiro original para .mp3 com outro editor de audio. A Musicoin apenas aceita ficheiros .mp3, com qualquer fluxo de transferência de bits (bitrate).

18. Sou programador. Posso trabalhar para a Musicoin?

Se tens competências extraordinárias podes inscrever-te para seres parte da nossa equipa. Envia um documento com as tuas áreas de interesse e competências para Varunram Ganesh: varunram@musicoin.org .

19. Como é que me posso envolver para promover a Musicoin?

Nós temos contactos em todo o mundo que nos representam e têm assignadas uma grande variedade de tarefas. Contacta-nos em: ambassadorliason@musicoin.org

20. Posso fazer upload de um remix que criei para a Musicoin?

Remixes e covers só podem ser submetidos após a demonstração explícita da autorização do detentor dos direitos da obra original.

21. Para onde vão os meus ficheiros quando faço upload na plataforma?

A Musicoin utiliza um sistema de ficheiros distribuídos chamado Interplanetary File System.

22. A Musicoin alguma vez será um serviço pago?

Não, a Musicoin é e será sempre um serviço de streaming gratuito.

23. O que é o Pay Per Play (PPP)?

PPP é um contrato inteligente na blockchain da Musicoin que executa os termos de licenciamento para recompensar os artistas de acordo com a distribuição de pagamento definida.

24. Posso usar Musicoins como método de pagamento na minha loja/plataforma?

Em breve seguramente. Apesar de ainda não termos desenvolvido um carrinho de compras, esperamos no futuro fazer com que Musicoin seja um meio de pagamento para todas as lojas/plataformas relacionadas com música.

25. Como é que a Musicoin protege a minha música relativamente a violações de copyright?

A equipa Musicoin revê e analisa todos os uploads para prevenir as violações de direitos de autor e copyright. Contudo, nenhum sistema consegue ser 100% preciso devido aos princípios fundamentais da lei do copyright. Se acreditas que alguma música na Musicoin está a infringir os direitos de autor, por favor reporta essa informação escolhendo a opção “Report Abuse” junto à música, o que irá alertar a equipa para que sejam tomadas as ações necessárias.

26. As editoras/gravadoras podem aderir à Musicoin?

Sim.

27. É preciso pagar impostos relativamente ao rendimento que recebemos da Musicoin?

Cada país tem uma abordagem diferente em relação ao tema. O ideal é contactar as autoridades locais responsáveis pelo tema para obter todos os esclarecimentos.

28. É fácil de montar um contrato inteligente para que os pagamentos vão corretamente para todos os intervenientes numa música?

Sim, muito fácil. Antes de fazer o upload de uma música o utilizador tem a oportunidade de definir os parâmetros de pagamento. Por exemplo. Se detém 100% dos direitos da música então bastará escolher a opção pré definida que é ‘1’. Se é necessário dividir 50/50 então o outro músico que receberá os 50% terá de ter uma conta na Musicoin e ser acrescentado ao contrato. Ambos os músicos deverão ter definidos 0.5 na música, mas essa informação pode ser ajustada a qualquer momento.

29. Como é que os artistas podem apagar uma música da sua conta?

Se pretenderem apagar uma música isso pode ser feito no perfil na secção edit ( musicoin.org/nav/profile ) escolhendo a opção “Delete” no menu (do lado direito da música