7 Minutoz: conheça o canal que produz raps inspirados em animes e fortalece o cenário do rap geek nacional

Luã Silva Souza
4 min readJan 25, 2023

--

Os músicos Lucas A.R.T, Gabriel Rodrigues, Pedro Alves e Pablo Matheus compõem músicas inspiradas no universo de animes e em outros produtos da cultura pop

O rap geek é um subgênero do rap que tem como inspiração os diversos elementos da cultura pop, como animes, filmes e séries. Muito populares entre o público nerd, os animes são tema de alguns dos raps geeks mais ouvidos no Brasil. Lançado em 2012 por Lucas A.R.T, o 7 Minutoz, primeiro canal de rap nerd brasileiro, acumula hoje mais de 4 bilhões de visualizações.

Gabriel Rodrigues e Lucas A.R.T, do 7 Minutoz. Foto: Divulgação.

Atualmente composto por Lucas A.R.T, Gabriel Rodrigues, Pablo Matheus e Pedro Alves, o 7 Minutoz é um coletivo musical que homenageia a cultura dos animes. Quando criou o canal, Lucas pensava em produzir conteúdos sobre curiosidades do mundo nerd. Porém, com a ascensão de outros canais que seguiam sua ideia, ele decidiu começar a cantar sobre esse universo, mesmo sem entender nada de teoria musical. A primeira música do canal foi o “Rap do The Walking Dead”. Publicada em 14 de abril de 2013, o vídeo tem mais de 1,5 milhões de visualizações.

“Muita gente não sabe, mas eu não entendo nada de música, não sei qual é a nota, não sei nada. Só coloco o beat junto com a melodia e fica bom”, disse Lucas em entrevista ao PodPah.

Principais hits

Dez anos após a publicação de sua primeira música, o 7 Minutoz tem outra roupagem, com participações especiais e um aproveitamento maior de beats e composições. Um exemplo disso é o “Rap da Akatsuki”, que conta com a participação de outros nomes do rap nerd como Player Tauz, Peu028, TK Raps, VMZ, Felícia Rock e MHRap e é o vídeo mais visto do canal, com mais de 200 milhões de reproduções.

Link: Rap da Akatsuki (Naruto) — OS NINJAS MAIS PROCURADOS DO MUNDO | NERD HITS

Outro grande sucesso é a música “Rap do Zoro”, que foi muito aguardada pelos fãs do 7. Mesmo sentindo dificuldade para compor músicas inspiradas no anime “One Piece”, Lucas encarou o desafio. Na época da produção da música, ele postou uma sequência de stories em seu Instagram mostrando um trecho da faixa. Fãs publicaram a filmagem no Youtube e a prévia atingiu 2 milhões de visualizações. A música até virou meme por causa do tempo que o coletivo levou para iniciar sua divulgação. Diversas postagens nas redes do 7 Minutoz sobre outros temas vinham com comentários contendo perguntas como: “Cadê o Rap do Zoro?”, “Maneiro isso, mas quando sai o Rap do Zoro?”.

Depois da espera, veio a recompensa. O “Rap do Zoro” atingiu a marca de 1 bilhão de visualizações em 4 horas, recorde que antes tinha sido batido por outro single do grupo, a música “Rap dos Hokages”.

Rap do Zoro (One Piece) — O MAIOR ESPADACHIM DO MUNDO | NERD HITS

Os conflitos entre o rap tradicional e o rap geek

Embora seja um sub-gênero em crescimento, o rap geek ainda é questionado por alguns. Com origens jamaicanas, o rap se desenvolveu nos bairros periféricos de Nova York, onde jovens de origem negra e hispânica deram uma nova sonoridade ao gênero, que passou a ser associado com a luta social.

“Rap é algo muito sério. O rap surgiu e cresceu como uma manifestação cultural de pessoas pretas e pobres que não tinham oportunidade em um país ultra racista que é os Estados Unidos, o peso que ele carrega para muita gente é essa história. Por causa disso, tem gente que vê o 7 Minutoz misturando elementos do rap com personagens de desenho, da cultura pop e acha um ato de desrespeito”, disse Lucas em entrevista ao PodPah.

Em 2020, a Pineapple Storm, produtora de rap brasileiro que tem como sucesso o Poesia Acústica, fez uma publicação no Twitter com dados da agência de métricas digitais Socialblade sobre os canais de rap brasileiros mais vistos do mês de fevereiro. Porém, a postagem não considerava o 7 Minutoz um canal de rap, o que levantou polêmica e questionamentos nas redes sociais. A página da produtora chegou a se retratar em outra postagem, desta vez incluindo o canal e outros nomes relevantes do rap brasileiro.

Em fevereiro de 2021, o 7 Minutoz também se tornou o canal de rap nacional mais visto do mês, ultrapassando nomes conhecidos como a própria Pineapple, Hungria, e até mesmo a 30PRAUM, o selo musical do cantor Matuê. No ranking feito pela Socialblade, o 7 apareceu no topo, com 98 milhões de visualizações mensais, enquanto a Pineapple Storm ficou em segundo, com 80 milhões.

O sucesso do gênero é tanto que o CEO da RapRJ, Alexandre Duncan, que já trabalhou com artistas como Costa Gold e Cone Crew Diretoria, criou a GeekMusik, uma gravadora voltada para os novos artistas desse gênero. “São jovens que amam o que fazem, o público vê e por isso esse engajamento todo. Nosso papel, como GeekMusik, é dar apoio e ajudar no crescimento”, disse Duncan em entrevista.

--

--

Luã Silva Souza

Meu nome é Luã Silva Souza e sou estudante de Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Aqui você confere todos os meus textos!