No cardápio de hoje: inclusão!

Jovens criam painel para auxiliar colegas surdo-mudos a se comunicarem com funcionários da cantina da escola

Reprodução da internet

Inspiração não tem idade! Prova disso são as jovens Júlia Maria e Eduarda Klein. Essa dupla de Sapiranga, no Rio Grande do Sul, criou um painel para viabilizar o acesso dos colegas com deficiência auditiva ao cardápio da cantina da escola. A iniciativa foi tão bacana que está entre as 78 histórias selecionada pelo #Projeto Empreender do Sebrae.

A ideia é simples: um painel luminoso que indica o pedido da pessoa com deficiência. Assim, mesmo os funcionários que não usam a Língua Brasileira de Sinais (Libras) são capazes de compreender o pedido de maneira rápida e correta. Claro que o SP Acessível defende que cada vez mais pessoas aprendam Libras e tornem assim mais efetiva e fluida a comunicação entre pessoas com e sem deficiência, mas que essas duas mandaram bem, ninguém pode negar!

E sabe o mais bacana da ideia? Amigos, professores, familiares… Todo mundo se envolveu no processo de desenvolvimento do projeto. Pudera, inclusão é resultado de trabalho em equipe!E essas duas gurias sacaram isso rapidinho e colocaram em prática da melhor forma!

E você, já deu um primeiro passo para fazer algo importante para o outro? Veja esse vídeo produzido pelo Canal Futura e se inspire. Depois, comenta aqui ou corre lá na página do SP Acessível no Facebook e conte para a gente o que você achou da iniciativa.