Bicicleta brasileira usa plástico reciclado e ganha o mundo
Andar de bicicleta não só ajuda na mobilidade da cidade como também diminui a emissão de poluentes no planeta. Agora imagina se essa bicicleta ajuda a diminuir a quantidade de plástico descartado? Pois é, foi essa a ideia do artista plástico e empreendedor Juan Muzzi, uruguaio de 67 anos que mora no Brasil desde 1970.

Há seis anos, Muzzi fabrica em São Paulo uma bicicleta feita com material reciclado, a MuzziCycle, como foi batizada a invenção. “O que eu queria era encontrar uma maneira de não extrair minerais da natureza. A partir dessa necessidade, veio a ideia de usar matéria-prima reciclada”, conta ele, que passou 12 anos para chegar ao modelo ideal de sua criação.
Em 2010, Muzzi vendeu a primeira bicicleta cuja matéria-prima é a mistura de variados tipos de plástico. “Começamos usando apenas PET, depois utilizamos polipropileno (o acrílico), e agora fazemos com uma mistura de plásticos”, explica. Hoje, ele produz 10 mil MuzziCycles por mês.
As bicicletas são exportadas e também vendidas por encomenda. Quem quer comprar uma delas precisa acessar o site da empresa, se cadastrar e entrar numa lista de espera. “Estamos nos preparando para aumentar a produção”, garante Juan Muzzi. O modelo mais barato custa R$ 900, e todas têm “garantia vitalícia”, segundo o criador. A criação já tem patente em 140 países e a fábrica já conta com uma filial na Holanda e outra na Argentina.

Com o boom das ciclovias na capital paulista, atualmente com 380 quilômetros de faixas exclusivas para bicicletas, Juan Muzzi comemora a nova perspectiva da cidade. “É maravilhoso. O certo era cortar o trânsito e só deixar bicicleta, como em outros lugares”, brinca.