Embalagem de remédio vai para a coleta seletiva?

SP Cidade Gentil
2 min readApr 18, 2016

--

Na hora de separar os resíduos para reciclagem é comum que apareçam algumas dúvidas. Por exemplo: você sabe o que fazer com as embalagens vazias de remédio? E os comprimidos vencidos, onde devemos descartá-los? É bom ficar atento a essa questões.

Foto | Chico Castro

Embora sejam de plástico e alumínio, os envelopes em que ficam os comprimidos, os chamados blisters, são de difícil reciclagem e não podem ser misturados aos plásticos comuns. Quando estiverem vazios, eles devem ser devolvidos às farmácias, que contam com uma coleta que leva o material para uma Unidade de Tratamento de Resíduos de Serviços de Saúde. O mesmo vale para os potes de vidro de medicamentos.

Como explica a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), essas embalagens precisam de cuidados especiais para que possam ser recicladas porque já estiveram em contato com medicamentos. Já os remédios vencidos não podem ser reaproveitados.

Aprendeu sobre os medicamentos? Ótimo. Mas, com certeza, ainda há outros produtos que trazemos da farmácia que geram dúvidas sobre como descartá-los. Tire aqui algumas delas:

Beleza

O que fazer com as embalagens de maquiagem, esmalte e potes de cremes e cosméticos? Primeiro, elas precisam estar vazias e se possível separadas de suas tampas. Depois, é só colocar no o saco em que você coloca os materiais recicláveis.

Creme dental

O tubo de pasta de dente pode ser reciclado? Pode sim! Mas, do mesmo jeito que as embalagens de esmalte e maquiagem, precisam estar vazios.

Lâmina de barbear

Além de não serem recicláveis, as lâminas de barbear têm que ser descartadas envoltas em algo que evite machucar as pessoas, como camadas de papel ou papelão.

--

--

SP Cidade Gentil

Um gesto consciente é menos lixo na cidade, pratique a coleta seletiva. #spcidadegentil www.spcidadegentil.com.br