Empresas de Nova York vão reduzir lixo pela metade até junho

Mais de trinta empresas sediadas na cidade de Nova York declararam, nesta semana, a intenção de reduzir pela metade a quantidade de resíduos que enviam aos aterros sanitários até junho deste ano. Entre os negócios que se comprometeram com o objetivo estão a Walt Disney Co. e a rede Whole Foods Market Inc.

Foto | Reprodução

O estímulo veio da própria prefeitura, que lançou o Desafio Lixo Zero (em inglês, Zero Waste Challenge) alinhado à ambiciosa meta de diminuir 90% do volume de lixo produzido pela metrópole até 2030. Incentivar a reciclagem, utilizar menos embalagens e compostar (transformar em adubo) resíduos orgânicos são algumas das estratégias adotadas.

“Estamos fazendo o possível para tornar a reciclagem e a compostagem acessíveis aos cidadãos de Nova York, mas todo mundo tem que fazer a sua parte para tornar realidade uma Nova York mais sustentável”, explicou o prefeito Bill de Blasio em um documento intitulado “As empresas apontam o caminho.”

Com mais de 8 milhões de habitantes, Nova York, é a maior cidade até hoje a adotar um plano de amplo alcance para a redução de resíduos. Los Angeles também anunciou um projeto similar para reduzir a geração de resíduos em 90% até 2025.

As empresas participantes do desafio, que começou em fevereiro, já conseguiram diminuir 60% do volume de resíduos gerados adotando mudanças simples como usar canecas de café no lugar de copos descartáveis e substituir arquivos de papel por armazenamento de dados digitais, segundo a prefeitura. Nesse período inicial, 13 mil toneladas de resíduos já deixaram de ser encaminhadas aos aterros sanitários.

Foto | Reprodução

Outra prática prevista pelo desafio é que as empresas encaminhem regularmente todas as sobras de alimentos para organizações que as distribuam para cidadãos sem-teto e moradores de rua.