Símbolo universal da reciclagem foi criado por estudante em 1970

SP Cidade Gentil
2 min readApr 25, 2016

Você já deve ter percebido o triângulo formado por três setas que está sempre impresso nas embalagens e rótulos de produtos recicláveis. Esse símbolo é o que nos ajuda a saber em qual lixeira descartar o resíduo, por isso precisamos reeducar nosso olhar para reconhecê-lo rapidamente. E que tal descobrir o que significa cada elemento desse desenho?

Gary Anderson à direita com a sua criação original. Foto | Reprodução

O triângulo da reciclagem é um símbolo mundial. Ele foi criado na década de 1970, pelo então estudante de arquitetura Gary Anderson, no Estados Unidos. Anderson, que nasceu no Havaí, concorreu com outras 500 pessoas para criar uma imagem que representasse papéis reciclados, em uma disputa realizada pela Container Corporation of America.

Naquela época, o jovem estudante se inspirou em um gráfico sobre o ciclo da água, feito anteriormente por ele nos estudos sobre reaproveitamento, para, então, chegar ao resultado final. Gary Anderson, hoje com 69 anos, levou dois dias para criar o ícone.

O triângulo, conhecido mundialmente, é formado por três setas no sentido horário. A primeira representa a indústria; a segunda, o consumidor; e a terceira, a reutilização da matéria-prima.

Caminhão Dourado SP Cidade Gentil. Foto | Chico Castro

Ampliar o hábito de separação dos recicláveis para que sejam reutilizados como matéria-prima de baixo impacto ambiental é uma preocupação mundial. Nós, consumidores, temos um papel importantíssimo na ativação definitiva do triângulo criado por Anderson.

--

--

SP Cidade Gentil

Um gesto consciente é menos lixo na cidade, pratique a coleta seletiva. #spcidadegentil www.spcidadegentil.com.br